Inaugurada hoje a nova torre móvel do Centro de Lançamento de foguetes de Alcântara, MA. Nove anos depois da explosão da plataforma, a nova estrutura está mais segura, segundo a Agência Espacial Brasileira. A direção do CLA pretende fazer o lançamento de um veículo lançador de satélites (VLS) já no ano que vem, como mostra a reportagem de Élbio Carvalho, exibida no JMTV 2ª Edição desta quinta-feira (12).
A estrutura é imensa. Na torre de 33 metros de altura e mais de 380 toneladas, está o veículo de vôo VLS, que deve ser lançado no ano que vem, de acordo com o cronograma do projeto aeroespacial brasileiro, estimado em R$ 50 milhões.


Uma extensa fiação garante corrente elétrica para um dos estágios da plataforma do veículo lançador de satélites. A área foi projetada e construída com concreto armado, tudo para evitar problemas como o que ocorreu em 23 de agosto de 2003, quando houve um incêndio plataforma e, em menos de dez segundos, a temperatura chegou a quase 3.500 ºC.
Como tudo começou na área de abastecimento do foguete, a nova área é projetada para receber, inclusive, o combustível sólido. No acidente, 21 técnicos e engenheiros morreram. Nesta retomada de atividades, a plataforma está cercada de torres de aço e protegida por milhares de cabos que formam o sistema de proteção de descargas atmosféricas.

Fonte: G1