Cientistas da agência espacial americana (Nasa) identificaram uma falha em um sensor de vento de uma das rodas do robô Curiosity, que está em Marte desde o dia 6 para uma missão de pelo menos dois anos.

Para esta quarta-feira (22), está previsto o primeiro passeio do jipe sobre as rochas de bilhões de anos do planeta vermelho. Esse "test-drive" vai avaliar se o problema pode comprometer os trabalhos previstos.

A falha provavelmente ocorreu durante ou após a descida, quando pedras podem ter caído sobre o delicado sensor, exposto placas do circuito e rompido alguns fios, na opinião do cientista Ashwin Vasavada.

Segundo a Nasa, um segundo sensor está funcionando perfeitamente, mas talvez isso dificulte a indicação da velocidade do vento e a direção do veículo, fatores necessários para saber quando ele pode se mover.
De acordo com o gerente do projeto, Mike Watkins, nesta quarta o robô vai andar por três metros, virar à direita e estacionar um pouco à esquerda do lugar original.

Esta semana, quatro das seis rodas do Curiosity foram giradas durante testes coordenados pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, na Califórnia. Além desses testes, os engenheiros continuam revisando os instrumentos (que incluem furadeira, colher, espectrômetro e câmera) e o braço robótico de 2,1 metros do jipe, que vai recolher amostras do solo para buscar indícios favoráveis à vida.

O objetivo é que, em breve, o Curiosity possa caminhar por dezenas de metros sobre a Cratera Gale, onde pousou, ao sul do equador marciano.

Fonte: G1