A
United States Air Force (Usaf, Força Aérea norte-americana) anunciou
que está planejando realizar uma série de modernizações na frota de
jatos de combate de quarta geração Boeing F-15C e F-15E.
Essa
última versão deverá receber, entre outros itens, o radar de varredura
eletrônica ativa (AESA) Raytheon APG-82(V)1; computador de missão com o
novo e mais avançado display ADCP II; novo sistema ativo/passivo de
guerra eletrônica; moderno sistema de sobrevivência (EPAWSS); gravador
de vídeo digital; Identificação amigo/inimigo que atua no modo 5;
modernizações no software da aeronave além do sistema de mira montada no
capacete. Entretanto, apesar dessas novidades, os pilotos dos caças
afirmaram que não poderão tirar o máximo proveito dessa tecnologia se os
displays da aeronave não forem substituídos por modelos mais
superiores.
Os
F-15C já estão recebendo o radar AESA Raytheon APG-63(V) 3 e deverão
ser equipados com o ADCP II, EPAWSS, IFF modo 5; novo gravador de voz,
comunicação de rádio via satélite e novo gravador de vídeo digital.
Segundo
os pilotos o radar do F-15C é fenomenal, entretanto o display de apenas
10,16 x 10,16cm dificulta a visualização das informações fornecidas
pelo radar. A usaf, por sua vez, não está considerando substituir esses
mostradores digitais por outros maiores e mais modernos.
O
novo radar é uma junção da antena do radar AESA APG-63(V) 3 com a
eletrônica APG-79, que por sua vez está em serviço na frota dos jatos de
combate Boeing F/A-18E/F Super Hornet.
Os testes operacionais serão iniciados em março de 2013 em 2014 os primeiros exemplares receberão os novos sistemas.
Os
F-15, após modernizados, permanecerão em serviço até 2030. A estrutura
dos F-15 são extremamente robustas e previstas para uma vida operacional
de 16 mil horas sem apresentar grandes problemas. A média da frota
atual é de 9 mil horas.
Fonte: C&R
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