A Força Aérea Paraguaia planeja comprar 10 caças de treinamento avançado e ataque leve Yak-130UBS da Rússia, disse hoje o diretor do Centro de Análises do Comércio Mundial de Armas (TSAMTO por sua sigla em russo), Igor Korotchenko.

“A Força Aérea do Paraguai desde o ano passado está a avaliar a possibilidade de aquisição de 10 aeronaves de treinamento avançado capaz de usar mísseis ar-ar e terra-ar.

Além do interesse na aeronave Yak-130UBS, a Força Aérea Paraguai também olha com bons olhos para uma aeronave tcheca análoga, o L-159 ALCA.

Segundo Korotchenko, o Paraguai pretende adquirir as aeronaves para atingir a paridade com a Bolívia, que recentemente comprou da China 6 JL-8VB. Atualmente a Força Aérea Paraguaia conta com 6 Embraer EMB 312 Tucano e 6 Neiva N621 Universal, aeronaves doadas pela Força Aérea Brasileira e 10 ENAER T-35 Pillán.


Segundo informações obtidas diretamente de Moscou, o Paraguai comprará as aeronaves com dinheiro de energia excedente da hidroelétrica de Itaipú ou com um empréstimo a ser pago em 10 anos.

Segundo Korotchenko, o L-159 pode transportar 2,3 toneladas, incluindo bombas e mísseis guiados e não-guiados e é estimado em US$ 10-12 milhões. Enquanto o Yak-130UBS tem custo de US$ 15 milhões e pode transportar uma vasta e poderosa gama de armas, além de transportar 700 kg a mais de carga útil.

Fonte: O Informante