Comer carne é o que nos tornou humanos - HANGAR DO VINNA

Breaking

GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

BANNER 728X90

terça-feira, outubro 16, 2012

Comer carne é o que nos tornou humanos

Recentemente foi descoberto na Tanzânia um conjunto de ossos cranianos de uma criança que morreu 1,5 milhões de anos atrás. 

Ela não devia ter mais de dois anos, e não se sabe ainda a qual espécie pertenceu: poderia ser Homo habilis ou Homo erectus, ou mesmo o Paranthropus boisei

Mas uma coisa se sabe: ela sofria de hiperostose porótica, e isto é aparentemente muito importante. Por quê? A hiperostose está relacionada a várias causas possíveis, uma delas a deficiência de vitamina B2 e B12, que é o que parece ser o caso dessa criança.

A deficiência acontece com crianças que estão mudando a dieta de leite para alimento sólido, e que acabam não ingerindo carne suficiente ou, se a criança ainda depende do leite da mãe, indica que ela, a mãe, não está ingerindo carne o suficiente.

E é aí que as coisas começam a ficar interessantes. Se a criança sofria de uma doença causada pela ingestão insuficiente de carne, isso implica que já naquela época a carne fazia parte da dieta regular do ser humano, e não de um alimento de ingestão ocasional. Os humanos teriam que ser caçadores para poder depender tanto assim da carne.

Especula-se que a ingestão regular de carne foi o que permitiu mudanças-chave na raça humana, como o desenvolvimento do cérebro, algo que nos define atualmente. 

Dada esta importância, os cientistas sempre quiseram saber quando o ser humano passou a comer carne regularmente.

Algumas descobertas anteriores indicavam que o australopiteco comia carne ocasionalmente. Haviam também algumas ferramentas que indicavam que o consumo de carne existia 2,5 milhões de anos atrás. 

Mas só agora, com as novas evidências de uma doença relacionada a uma dieta pobre em carne, ficou claro que o ser humano dependia de sua ingestão regular. Outra coisa que a descoberta sugere é que o desenvolvimento do cérebro também dependeu deste consumo.
 
Os cientistas agora querem saber como os humanos antigos obtinham sua carne, como quais as estratégias de caça usavam.
 

Nenhum comentário:

Sponsor

AD BANNER



Os Indianos vão acabar voltando atrás e comprando o Gripen NG

Videos Recomendados

Marado, o novo "porta-aviões disfarçado" da Coreia do Sul




Super Cobra para o Brasil?






A MELHOR HISTÓRIA DE AVIAÇÃO DE TODOS OS TEMPOS