A Dassault Aviation, a fabricante do jato francês Rafale C, finalista
no processo de escolha de um novo caça para a Força Aérea Brasileira
(FAB), vai incorporar, à sua proposta para o governo do Brasil, o novo
radar AESA de alta tecnologia.
De acordo com Jean Marc Merialdo,
diretor da corporação, "com esse equipamento, a FAB terá em mãos, todo o
estado da arte em radares de aeronaves de combate, cujo conhecimento é
atualmente dominado somente pela França e pelos Estados Unidos".
Segundo
Merialdo, "o complexo industrial brasileiro terá acesso total à
tecnologia do RBE2 AESA, a partir do nosso compromisso de
compartilhamento irrestrito de informações estratégicas". O executivo
ressalta que a incorporação não vai elevar o preço de aquisição do
RafaleC.
O radar foi desenvolvido pela Thales, integrante do
consórcio Rafale International. A versão de segunda geração começou a
ser pesquisada em 2004, e recebeu um investimento inicial de 90 milhões.
O
dispositivo é capaz de localizar e identificar simultaneamente até 40
aeronaves - e de tratar como alvos de 8 a 10 delas. Faz, ainda, o
acompanhamento digital do terreno sobrevoado, facilitando a penetração a
baixa altura em ataques de precisão.
O AESA, todavia, não está
livre de problemas. O sistema processa grande volume de dados e, para
isso, precisa de computadores de desempenho especial - muito velozes e
com alto coeficiente de armazenamento.
Compra
A escolha do
novo caça da FAB é uma pendência que dura 17 anos. Suspensa, cancelada,
reaberta e adiada, a seleção é um negócio inicial de US$ 6 bilhões
envolvendo 36 caças avançados. Os outros dois concorrentes são o F-18
E/F Super Hornet, da americana Boeing, e o Gripen NG, da sueca Saab.
O
governo brasileiro exigirá dos vencedores a transferência de tecnologia
sensíveis ao País e a construção das aeronaves no Brasil a partir de
determinado ponto. A aeronave será o padrão de todos os tipos de uso em
combate da FAB e da aviação naval.
A presidente Dilma Rousseff pretende anunciar a decisão até o fim do ano.
Fonte: Estadão/MSN
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