O governo iraquiano pretende adquirir até 24 jatos de treinamento avançado / ataque leve Aero Vodochody L-159 ALCA fabricados na República Checa, conforme disse o primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, durante uma reunião em Praga na quinta-feira com o seu homólogo checo Petr Necas, conforme relato de um canal de TV local.

“Mais negociações sobre a compra dos L-159 ALCA ocorreram na sexta-feira, entre os ministérios de defesa do Iraque e da República Chaca”, disse ele. O acordo de compra de jatos L-159 entre Bagdá e Praga estão em andamento há pelo menos três anos, de acordo com o Defense Industry Daily.

O governo checo espera vender ao Iraque até 24 dos jatos, que segundo o Defense Industry Daily são aeronaves usadas que foram operadas por um curto período de tempo pela Força Aérea Checa. O Iraque chegou a utilizar o modelo antecessor do jato, o L-39 Albatros e também as aeronaves L-29 também da Aero. O acordo está avaliado em cerca de US$ 1 bilhão.

O L-159, o qual teve 72 aeronaves produzidas para Força Aérea da República Checa, pode ser armado com mísseis Sidewinder, pods de designação e armas ar-superfície guiadas a laser, e pode operar a partir de pistas de pouso semipreparadas.

Fontes: RIA Novosti e Flightglobal – Via: Cavok