Documentos recentemente divulgados pelo governo norte-americano mostram que a força aérea dos Estados Unidos trabalhou no desenvolvimento de um disco voador na década de 1950. O projeto foi coordenado em conjunto com a Avro Canadá e um memorando de 1956, recentemente revelado, esmiúça as especificações daquele que pode ter sido o protótipo do projeto.
Segundo o documento, o disco, conhecido pelo codinome Project 1794,
teria capacidade alcançar velocidades entre Mach 3 e Mach 4 (três a
quatro vezes a velocidade do som, respectivamente. Em km/h: 3700 a
4800). O teto operacional do aparelho seria de 30.500 metros de altitude
e ele poderia cobrir um percurso de 1850 km com apenas um tanque de
combustível. Sob todos os aspectos, para a época, trataria-se de uma
aeronave com capacidades impressionantes.
Foto divulgada pelo governo dos EUA mostra um dos protótipos do projeto
Pelo que se sabe, a partir do documento revelado pelo governo
norte-americano, o disco poderia voar adotando o princípio do Efeito
Coandă. Em resumo, essa particularidade diz que um fluido – imagine o ar
atmosférico como um – tende a permanecer unido a uma superfície curva
adjacente. Complicou? Pegue um copo e segure-o deitado, na horizontal,
debaixo da torneira. Abra e veja que a água tende a correr acompanhando a
curvatura do vidro. Se fosse areia no lugar do líquido, ela
ricochetearia ou, simplesmente, desceria verticalmente. A nave adaptava
esse princípio para gerar empuxo e sustentação no ar.
A aeronave seria composta por dois anéis: o maior, no interior, comporia
a fuselagem e o habitáculo do piloto. O outro, externo e menor, giraria
a altas velocidades, criando o Efeito Coandă e, a partir dele, gerando a
sustentação no ar. De acordo com os escritos, os motores seriam jatos
da época, as manobras possíveis pelo uso de pequenos flaps e o aparelho
realizaria pouso e decolagem verticais.
Os arquivos foram revelados pelo US National Archives, órgão público que
se encarrega da preservação dos documentos de Estado norte-americanos e
a divulgação deles quando seus assuntos deixam de ser sensíveis ou
secretos. Agora sabe-se muito sobre o aparelho e os únicos mistérios em
torno dele são o seu paradeiro e a resposta para a pergunta: um dia ele
decolou?
Fonte: Dvice via Filipe Garrett
Para o TechTudo - Imagens: Divulgação / National Archive - Noticias Sobre Aviação
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