É um zepelim? É um avião? Não, mas essa aeronave bizarra provavelmente irá revolucionar o modo como fazemos transporte aéreo. O dirigível Aeroscraft, apelidado de “Pelicano”, lembra um zepelim e voa como um avião, mas é um veículo completamente diferente dos meios de transporte que conhecemos.
Essa estranha aeronave está sendo construída pela empresa norte-americana Aeros, financiada pela Nasa e pelo Pentágono. Tem 70 metros de comprimento e mais de 16 toneladas. O gigantesco Aeroscraft sobe aos ares com bolsões de hélio, e voa de maneira semelhante a um avião devido ao seu formato.
Essa aeronave poderá mudar totalmente o modo como são feitas viagens de carga. Ela pode carregar três vezes mais carga que os maiores aviões da atualidade, e poderá transportar pelos céus o que normalmente é entregue pela terra a partir de trens, navios e caminhões. Além disso, também poderá ser usada para fins militares e turísticos.
Veja esse gigante em movimento no vídeos abaixo:


 
Batizado de “Pelican” (pelicano), a aeronave vem sendo construída durante anos, sob a orientação do Pentágono, que também vê o projeto como uma possível ferramenta para missões de monitoramento e reconhecimento de regiões inimigas. A versão final do Pelican, que deve medir cerca de 137 metros de comprimento e levantar cargas de até 66 toneladas. Com a aparência de um disco voador prateado, o dirigível também contará com tecnologias que dificultam a sua detecção por radares e tecnologias similares.

Esse protótipo é gigantesco, mas é apenas uma palhinha do que está vindo por aí: a Aeros vai construir uma versão completa e ainda maior. Os primeiros testes de voo da aeronave começam nesta semana nos Estados Unidos. De acordo com o CEO da Aeros, Igor Pasternak, a aeronave está em estágio final de desenvolvimento, e deve ficar pronta em até três anos.
A nave é controlada a distância e não precisa de pessoas em terra ou de uma pista de pouso, pois decola na vertical. A versão final deve transportar até 66 toneladas a mais de 220 km/h. Impressionante!