O legendário avião russo An-2 efetuou primeiros voos após a modernização. Nos anos soviéticos, a máquina era utilizada ativamente na agricultura, obtendo o titulo de Kukuruznik, que deriva da palavra "kukuruza", que em russo significa “milho”. Hoje, engenheiros do Instituto de Pesquisas Aeronáuticas da Sibéria (SibNIA) montaram no bi-plano um motor turbo-hélice americano em vez do propulsor antiquado soviético. O salão também foi mudado, tornando-se mais cômodo para passageiros.
O avião é nomeado ainda de fuzil
Kalashnikov na aviação: também é tão perfeito, universal, despretencioso
e vivaz. O An-2 é inscrito no Livro Guinness dos Recordes como o único
avião do mundo, que se produz há mais de 60 anos. Na URSS, o avião foi
largamente utilizado em linhas locais para transporte de artigos
alimentares e correio, fertilização de campos e trabalhos de resgate.
Até hoje, o An-2 não tem análogos no mundo, disse à Voz da Rússia o
diretor do SibNIA, Vladimir Barsuk:


“Um Cessna de segunda mão custa 3,5 milhões
de dólares e, se tiver equipamentos contemporâneos, até 4,5 milhões.
Para montar um novo motor no An-2, serão necessários cerca de 800 mil
dólares, ou seja em 3-4 vezes menos. Para além disso, o Cessna não
poderá pousar em campos pequenos e deve encontrar-se em hangar, não
resistindo aos frios da Sibéria”.

“Tivemos
uma visita de chineses. Voámos em conjunto com eles, mostrámos tudo.
Eles enviaram uma mensagem, encomendando 700 máquinas modernizadas – 100
aviões por ano”.
Não há receios pela demanda de An-2
na Sibéria. O principal problema consiste na regularização de questões
jurídicas com o antigo parceiro na sua produção nos tempos soviéticos. A
empresa ucraniana Antonov anunciou os seus direitos em relação à
máquina. Quando este problema for resolvido, os An-2 modernizados terão a
possibilidade de exploração comercial. O SibNIA não duvida que este
pequeno avião tenha grande futuro.
Fonte: A Voz da Russia
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