Irã apresentou nesta quinta-feira um novo modelo de avião não-tripulado de uso militar que as autoridades do país garantiram ser invisível nos radares e poder realizar tarefas de reconhecimento e ataque, informou a rede de televisão oficial iraniana em inglês, "PressTV".

Na apresentação da aeronave, chamada Hemaseh (Epopeia - Epic em inglês) e pintada com as cores da bandeira do Irã, esteve o ministro da Defesa, General Ahmad Vahidi. Já o presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, que tinha presença anunciada, não compareceu.

"Este avião não-tripulado foi construído por especialistas iranianos da indústria de defesa e pode realizar simultaneamente trabalhos de vigilância e reconhecimento e ataques com mísseis e foguetes", disse Vahidi.

A aeronave, segundo as autoridades de Defesa, pode voar em grande altitude e durante longos períodos de tempo, e "não pode ser localizada pelo inimigo", disse Vahidi.

O Irã anunciou a fabricação de seu primeiro avião militar não-tripulado em 2010 e, nos últimos meses, as autoridades de Defesa afirmaram ter fabricado diversos modelos destinados a missões variadas.

Os militares iranianos declararam também ter derrubado ou capturado várias aeronaves deste tipo dos Estados Unidos e de Israel, que supostamente voavam em seu espaço aéreo ou sobre suas águas territoriais, incluindo um avião espião "invisível" RQ-170 Sentinel americano, o mais moderno. 

Fonte: UOL