A Síria fornecerá novos tipos de armas ao partido xiita libanês Hezbollah após os recentes bombardeios israelenses nos arredores de Damasco, advertiu nesta quinta-feira o líder deste movimento, Hassan Nasrallah.
"A resposta síria aos bombardeios israelenses em seu território será fornecer ao Hezbollah novos tipos de armas", declarou Nasrallah à rede de televisão Al-Manar.

"Vocês, israelenses, disseram que seu objetivo era destruir as capacidades da resistência que aumentam (frente ao Estado hebreu), mas a Síria nos fornecerá novos tipos de armas", acrescentou o líder do Hezbollah, aliado do regime de Bashar al-Assad, que enfrenta há dois anos um movimento de contestação que deu lugar a uma rebelião armada.

"A resposta síria é altamente estratégica, porque envolve igualmente a abertura da frente nas Colinas de Golã (região ocupada por Israel) aos combatentes da resistência", declarou o líder do grupo radical, pedindo "apoio moral, financeiro e logístico dos libaneses à Síria para libertar as Colinas de Golã".

Israel lançou recentemente ataques aéreos na região de Damasco, que tinham como alvos, segundo os israelenses, armas iranianas destinadas ao Hezbollah. Teerã nega essas informações.

Uma autoridade israelense alertou no domingo que "cada vez que informações chegarem a Israel sobre o envio de mísseis ou armamentos da Síria ao Líbano, eles serão atacados".
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCywOfZdu3OiNKNBrUrUlmSUaI7DYIu_DfjmvQc6lgjG1DdNhTG-N5lYkkv6nOaDDfeyTP-CsehAalbuEWTcMSb_dMHFUeU54Vw9rqnu-coPlUj_G9wDCzRsSRV2QU8vrmOoM2tbxApuoI/s1600/Chaos-in-Syria.jpg
Em 2006, uma guerra foi travada entre o Hezbollah (apoiado pelo Irã) e Israel.

"Estamos prontos para receber todo novo tipo de armas, mesmo que isso interfira no equilíbrio (com Israel). Merecemos essas armas e vamos utilizá-las para defender nosso povo e nosso país", disse o chefe do Hezbollah, inimigo jurado de Israel.

Nasrallah, entrevistado em ocasião do 25º aniversário da criação da rádio Al-Nour do Hezbollah, afirmou que o Estado hebreu quer impedir a Síria de ser um ator no conflito entre israelenses e árabes.

"Todos sabem o quanto a Síria apoiou os palestinos e a resistência libanesa" contra Israel, declarou.

"Em todo o mundo árabe, nenhum regime fez tanto quanto este de Bashar al-Assad", acrescentou, afirmando que é graças a este apoio que Israel efetuou ataques em Damasco e perto da capital.

Em 30 de abril, Nasrallah havia reconhecido pela primeira vez o envio de suas tropas para lutar ao lado dos soldados do regime de Damasco nos combates na Síria.

Na ocasião, ele disse que os "amigos da Síria" não permitiriam a queda de Bashar al-Assad. 

Fonte: UOL