O
Mikoyan-Gurevich Mig-27 entrou em serviço na segunda metade da década
de 70 , como modelo exclusivo de ataque ao solo, incorporando algumas
características desenvolvidas para o caça-bombardeiro Mig-23BN.
Seu
perfil se destaca pelo nariz que se afina abruptamente para baixo a
partir do pára-brisas, proporcionando melhor visão do terreno
imediatamente à frente e abaixo.
O assento do piloto e a cobertura
também foram levantados, para aumentar a visibilidade. As laterais da
cabine receberam blindagem para operações em áreas hostis e, a fim de
obter máximo desempenho em baixas atitudes, foram introduzidas entradas
de ar e bocais dos motores fixos e mais leves.
O Mig-27 possui um canhão de 23mm com seis canos rotativos podendo
transportar 4.000 quilos de bombas. Para travessias longas, o alcance
pode ser ampliado por um tanque de combustível montado sob cada painel
externo das asas, que nesse caso não ficam enflechadas.
Em 1981 foi
identificada uma nova versão com pequenas modificações no nariz e
pequenas extensões na raiz dos bordos de ataque das asas onde
aparentemente estão instalados equipamentos de ECM. Essa variante também
pode transportar dois casulos de canhões cujos canos podem ser
abaixados para ataque ao solo.
Fonte: Aeroflower - por: Anne Marie La Fayette - fotos - Peter de Jong & Rob Schleiffert
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