O Ministério da Defesa argentina solicitou a FAA contato com a Jordânia a fim de possível aquisição de seus caças Mirage F1.
O ex-ministro da Defesa argentino e
atual chefe do Ministério da Previdência, Arturo Puricelli, recebeu
antes de deixar a pasta da defesa, a aprovação técnica e operacional da
Força Aérea Argentina (FAA) sobre os caças Mirage F.1 que serão
desativados pela Espanha. Puricelli disse que concorda com as conclusões
da Força e ainda teria dito que a operação seria um fato concreto.
Também foi solicitado que a FAA fosse pedir cotação para outro Mirage
F-1, de origem jordaniana, obtendo assim um número maior de máquinas.
De acordo com fontes da Força Aérea Argentina, o Mirage F-1
disponibilizados são: 6 pronta entrega e prontos para voar. Oito células
preservadas e oito outros, que incluem dois biplaces e o restante
seriam para peças de reposição. As aeronaves têm uma vida útil
remanescente de cerca de 1.300 horas de vôo, cada uma, antes de grandes
manutenções e reparos de porte. Os números são modestos para substituir
os 22 Deltas que ainda operam.
Para a FAA essa compra é, além de necessária, benéfica por inúmeras razões:
- Alguma semelhança com os equipamentos já em serviço no país;
- Infraestrutura na Argentina para realizar grandes manutenções;
- Motorização conhecida e de fácil manutenção no país;
- Possibilidade de reabastecimento em voo;
- Aviônica adequada para as necessidades da FAA;
- Vida útil remanescente por um período de uma década.
- Grande estoque de peças de reposição e acessórios
Na base aérea de Tandil, oito pilotos já estão prontos para ir para a
Espanha, iniciar o treinamento. Os passaportes e toda a papelada
pronta.
FONTE: Defensa – Via: CAVOK
A Espanha está prestes a retirar do serviço
os últimos Mirage F-1. O ministério da Defesa deseja obter algum ganho
financeiro com a ‘aposentadoria’ dos caças e a Argentina é o país mais
bem cotado para comprá-los.
O dinheiro seria um “extra” necessário.
No total são oito Mirage F-1, atualmente em serviço na Ala 14, com sede
em Los Llanos (Albacete), além de outros quatro (para servirem como
fonte de peças de reposição).
A Argentina enviou uma delegação para a base em Albacete para
verificar as condições dos caças, cuja a unidade em breve deve chegar as
200 mil horas de voo. De acordo com fontes da Força Aérea, os recursos
desta transferência “são essenciais para cobrir determinadas
emergências”, mas se recusam a comentar um valor estimado para o
contrato.
Alguns militares expressaram relutância para com este contrato em
potencial com a Argentina, pois existem rancores e mágoas com o governo
argentino, como por exemplo o caso da expropriação da YPF.
O Mirage F-1 serviu por 38 anos com a força aérea espanhola e os
últimos oito aviões serão desativados ainda este mês, durante um show
aéreo, previsto para o dia 23 de junho.
FONTE: elconfidencialdigital Via: CAVOK
Fontes internacionais afirmam que a Força
Aérea Argentina (FAA) abriu negociações com fornecedores israelenses
para a aquisição de mísseis ar-ar de curto alcance Python-5.
A compra incluiria o fornecimento de
itens e materiais de instrução, treinamento, manutenção e operação do
sistema para aviões de combate da FAA. Os mísseis serão destinados ao
novo IA-63 Pampa, A4AR e Mirage. O número de AAMs seria de 100
unidades.
Além de renovar a envelhecimento frota de caças, a FAA se depara com
uma nova necessidade: sua frota de transporte. As capacidades de
transporte estão muito deterioradas, por causa da idade e da crescente
dificuldade em manter os Fokker F-27 e F-28.
A FAA visa poder substituir essas aeronaves em breve. A aeronave
preferida seria o C-295, por suas capacidades e recursos, além de acesso
a interoperabilidade com os países amigos que já têm um bom serviço com
C-295, como o Chile e o Brasil. A Força Aérea solicitou formalmente
acesso às informações técnicas e avaliações. Decisão foi para o novo
ministro da Defesa argentino, Agustín Rossi. O transporte aéreo da FAA
está chegando num limite perigoso.
Fonte: CAVOK
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