A Embraer está negociando com o governo português a compra da TAP
Manutenção e Engenharia (M&E), uma unidade brasileira que pertence à
companhia aérea estatal. A informação é do jornal português Público. A
operação concentra os negócios da antiga Varig Engenharia e Manutenção
(VEM), adquirida pela TAP em 2005.
A Embraer não comentou a questão. Em entrevista ao jornal
português Diário de Notícias, o presidente da Embraer Aviação Comercial,
Paulo Souza e Silva, confirmou, ontem (4), que a empresa está estudando
o negócio. “"Sim, temos interesse"”, disse à imprensa local.
A venda da TAP em fatias é uma das alternativas que está em avaliação
pelo governo português para viabilizar a privatização da empresa, disse
à reportagem uma fonte próxima à companhia. A unidade de manutenção é
deficitária e teria afastado interessados em adquirir a empresa. Em
2012, a TAP M&E gerou perdas de 50 milhões de euros e fez o grupo
fechar com prejuízo de 42 milhões de euros.
O governo português tentou vender 100% da TAP no ano passado,
mas o processo de privatização fracassou. O único interessado foi o
grupo brasileiro Synergy, controlador da Avianca, mas sua proposta foi
recusada.
Manutenção. A TAP M&E é a maior empresa de manutenção de
aeronaves do Brasil e tem como clientes grandes companhias aéreas
brasileiras e estrangeiras. Com 2 mil funcionários, a empresa tem um
centro de manutenção em Porto Alegre e outro no Rio.
A companhia é a única da América Latina autorizada a fazer a
manutenção de jatos da Embraer, além do próprio centro de manutenção da
fabricante de aeronaves brasileiras, em São José dos Campos (SP).
A aquisição da unidade da TAP pela Embraer divide
especialistas. Para o professor da faculdade de Ciências Aeronáuticas da
PUC-RS Enio Dexheimer, o serviço de manutenção pode gerar receitas
crescentes com a recuperação das vendas de jatos da Embraer.
Já o consultor Nelson Riet, ex-diretor da Varig, lembra que o
negócio é deficitário e perdeu mercado no Brasil. “Empresas como Gol e
TAM criaram seus próprios centros de manutenção. Não teriam feito isso
se a TAP tivesse investido no negócio.”
A imprensa portuguesa diz que o governo está consciente de que
não conseguirá valores altos pelo unidade brasileira da TAP. A intenção
de Portugal é pedir à Embraer como contrapartida investimentos em
fábricas de aeronaves no País.
Fonte: Info
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