A Fabrica Argentina de Aviones (FAdeA) trabalha no projeto de
incorporação de duas telas digitais ao “cockpit” analógico-digital do
IA-63 Pampa, fornecido pela Elbit Systems, de Israel.
Com essa
modificação, o agrupamento de instrumentos referentes ao motor será
substituída por outro de aquisição de dados.
Uma das telas seria
central, composta pelos instrumentos de navegação — HSI e ADI (horizonte
artificial), altímetro, variômetro e velocímetro —, enquanto a segunda,
localizada do lado direito, terá indicações EICAS (Engine Indicating
and Crew Alerting Systems), referentes ao motor. O horizonte artificial
de emergência (EGA) será mantido, bem como o painel de configuração, os
interruptores do armamento e as indicações de alarme, que se somarão à
tela já existente.
Está prevista também a aquisição de um “capacete
integral” (muito possivelmente, o Targo) para sistemas de treinamento do
piloto, no qual se reproduzirá, no visor, a imagem das telas digitais.
Pretende-se também incorporar uma maior quantidade de componentes de
produção argentina.
Essas novas adições, somando-se ao novo motor
Honeywell TFE 731-40-2N, formam a configuração agora denominada IA-63
Pampa III, cujo protótipo será apresentado em 10 de outubro, por ocasião do 86º
aniversário da Fábrica Argentina de Aviones Brigadier Ignácio San
Martin.
Fonte: S&D por: Juan Carlos Cicalesi
0 Comentários