O primeiro avião a jacto executivo Legacy 650 fabricado na China concluiu com sucesso o voo inaugural, informou a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), que adiantou que a entrega do primeiro aparelho está prevista para o final de 2013.

Este avião foi fabricado pela Harbin Embraer Aircraft Industry Co., Ltd (HEAI), parceria entre a brasileira Embraer e a Aviation Industry Corporation of China (AVIC).

O Legacy 650 entrou em serviço no final de 2010, tem uma autonomia de 7223 quilômetros e capacidade para voos directos entre Pequim e Dubai ou de Hong Kong a Adelaide, na Austrália.

Desde Fevereiro de 2012, quando a Embraer entregou o primeiro Legacy 650 na China, a empresa já recebeu 21 pedidos firmes e mais cinco opções para o aparelho no país.

Em 2 de Dezembro de 2002, a Embraer assinou um acordo de cooperação industrial com a Harbin Aircraft Industry Group., Ltd. (HAIG), subsidiária da China Aviation Industry Corporation II (AVIC II), para estabelecer a parceria Harbin Embraer Aircraft Industry Co, Ltd. (HEAI), com o intuito de produzir o jacto comercial ERJ 145, tornando-se a primeira unidade da Embraer no exterior destinada à montagem de aviões regionais.

Em 21 de Junho de 2012, a Embraer e a AVIC (empresa fundada em 6 de novembro de 2008 através da reestruturação e consolidação AVIC I e AVIC II) chegaram a um consenso e decidiram também produzir os jatos executivos Legacy 600/650 na China, utilizando a infra-estrutura, os recursos financeiros e a força de trabalho da HEAI.

Fonte: Macauhub - Via: Aviation News