A rede de vigilância da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) tem capacidade para atingir cerca de 75% de todas as comunicações na internet dos EUA, revelou o "Wall Street Journal" nesta terça-feira (20).
Citando funcionários atuais e antigos da NSA, o jornal disse que a cobertura de 75% representa uma parcela maior das comunicações via Internet dos norte-americanos do que as autoridades tinham divulgado publicamente.
O jornal disse que a agência mantém o conteúdo de alguns emails enviados entre cidadãos dos Estados Unidos e também filtra telefonemas feitos através da Internet.
Em resposta a um pedido de comentário sobre a reportagem, a NSA disse que sua missão de inteligência "é centrada em derrotar adversários estrangeiros que visam prejudicar o país. Defendemos os EUA de tais ameaças, enquanto trabalhamos ferozmente para proteger os direitos de privacidade dos cidadãos dos EUA".
"Não é e/ou. São ambos", disse a NSA em comunicado enviado por email à Reuters.
Edward Snowden, um ex-prestador de serviço da NSA, revelou recentemente os detalhes de programas secretos dos EUA para monitorar telefonemas e o tráfego de Internet de norte-americanos e estrangeiros.

Do G1