A Ceska Zbrojovka (CZ), fabricante de armas da República Checa, vai instalar uma unidade em Pomerode. O investimento na unidade será de R$ 23 milhões e serão gerados cerca de 80 empregos diretos e 30 indiretos na primeira fase da instalação da planta. A previsão é entrar em operação em março de 2014. "Santa Catarina é um polo metalmecânico e tem mão de obra qualificada para trabalhar com alta tecnologia, uma exigência para o desenvolvimento dos nossos produtos", observa o diretor Jefferson Santos Ribeiro.
A CZ vai fabricar pistolas de três calibres: .380 (usadas por civis), 9mm (exclusiva das forças armadas) e .40 ( forças auxiliares - PM e PC, por exemplo). "Além de incrementar a economia, temos que considerar a transferência de tecnologia. Só para se ter uma ideia do que isso representa a CZ já investiu 8 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimentos de armas que serão fabricadas aqui", disse Jefferson.
As negociações para a instalação da primeira unidade brasileira da gigante de armas Checa começou em 2011, quando o grupo veio conhecer o Estado. Desde então algumas medidas estratégicas foram tomados como, por exemplo, o estabelecimento de parcerias. A Rudolph Usinados, localizada em Timbó, foi selecionada para trabalhar em linha com a CZ. Isso significa transferência de tecnologia e treinamento de mão de obra especializada.
No primeiro ano, a empresa vai fabricar 70% das peças e importar 30%. De acordo com a legislação que regula o setor de defesa, as empresas têm cinco anos para ter 100% de sua produção nacionalizada.  "Nós vamos ganhar muito em tecnologia. Essa é uma empresa líder na Europa e todas as forças de seguranças querem essa tecnologia. Depois de dois anos e meio de tratativas, nós assinamos o protocolo e a empresa já começa a produzir no início do ano que vem ", disse o governador Raimundo Colombo. O anúncio da instalação da fábrica tcheca foi feito na sexta-feira, dia 13, pelo presidente da empresa Rafael Thales de Freitas ao governador Raimundo Colombo.