A Casa Branca afirmou nesta quinta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pode se reunir na semana que vem em Nova York com seu homólogo iraniano, Hassan Rouhani, mas que o novo dirigente iraniano precisa apresentar "ações" além de palavras conciliatórias.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhP21roghiuMYiG17HTk_SoiBAyqm7GSV6UO0t8pdUA48I6NZjZm1a7-_Ic6RgMZTeKT7d5ScddQFb4C8lt3NtDl8EGwGX7GuSseZ5g3SvxGG6pzJmrzct-wCirghyfydXDB7AeQEiQSg/s1600/iran-usa.jpgObama e Rouhani estarão em Nova York para a sessão anual da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e há crescentes especulações sobre um encontro.
O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, admitiu que houve uma mudança de tom entre o Irã e o Ocidente desde a posse de Rouhani, em agosto. Segundo ele, uma reunião entre os dois presidentes é possível, embora não esteja agendada.
"É possível, sempre foi possível. A mão estendida está lá desde que o presidente foi empossado no cargo."
Potências ocidentais acusam o Irã de tentar desenvolver armas nucleares, algo que Teerã nega, alegando que seu programa atômico se destina apenas à geração de energia e outros fins pacíficos.
"Há muito tempo a posição do presidente Obama é de que ... ele, como presidente, estaria disposto a ter negociações bilaterais com os iranianos, desde que os iranianos fossem sérios em tratar da insistência da comunidade internacional para que eles abandonem seu programa de armas nucleares", afirmou Carney.
Em entrevista divulgada nesta semana por uma TV norte-americana, Rouhani disse que o Irã jamais irá desenvolver armas nucleares e que ele tem "completa autoridade" para negociar um acordo nuclear com os EUA e seus aliados.
Mas, na segunda parte da entrevista à NBC News, transmitida nesta quinta-feira, ele criticou Israel, que manifestou ceticismo com suas intenções.
O Estado judeu, disse o presidente, é "um governo ocupante e usurpador, que faz injustiças com as pessoas da região" e "causa instabilidade à região com suas políticas belicosas".
O governo israelense disse nesta quinta-feira que Rouhani tenta enganar a opinião pública mundial ao prometer jamais desenvolver armas nucleares.
"Ninguém deve se enganar com as palavras fraudulentas do presidente do Irã", disse nota emitida pelo gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
"Os iranianos estão manipulando a imprensa para continuarem manipulando as centrífugas", disse o texto, referindo-se às máquinas de enriquecimento de urânio, material que Israel teme que seja usado em armas nucleares.

Do UOL