A Rússia proporá ao Irã fornecer ao país novos sistemas de mísseis S-300 modificados e construir um segundo reator para a central de Bushehr, revelou nesta quarta-feira o jornal Kommersant, que cita uma fonte próxima ao Kremlin.
O presidente russo, Vladimir Putin, fará a proposta na sexta-feira ao seu colega iraniano, Hassan Rohani, na cúpula regional da Organização de Cooperação de Xangai (OCS) que será realizada no Quirguistão, acrescenta o jornal.
Segundo a fonte citada pelo Kommersant, a Rússia irá propor fornecer ao Irã cinco baterias de mísseis S-300 "Antei-2500", uma versão modificada para a exportação dos S-300 russos, com a condição de que Teerã retire uma demanda contra a empresa Rosoboronexport.
O Irã apresentou uma demanda contra esta companhia pública de exportação de armamento pela ruptura de um contrato russo-iraniano concluído em 2007.
Este contrato de 2007 previa o fornecimento ao Irã de mísseis S-300, capazes de interceptar aviões ou mísseis em voo, por um montante de 800 milhões de dólares. A Rússia o cancelou em 2010 aplicando uma resolução da ONU sobre novas sanções impostas a Teerã por seu polêmico programa nuclear.
Teerã recorreu então ao Tribunal de Arbitragem Internacional de Genebra e exige de Moscou 4 bilhões de dólares em perdas e danos.
Segundo o decreto que aplica a resolução da ONU, os sistemas S-300 "Antei-2500" não se incluem nas sanções, explicou ao Kommersant o diretor do Centro de Pesquisas sócio-políticas, Vladimir Evseyev.

Do EM