O Jiaolong, o primeiro submarino tripulado chinês para submersão em mar profundo, chegou nesta quarta-feira ao Rio Yangtze e concluiu uma viagem de teste e exploração de dois meses no Oceano Pacífico.
  Desde que o navio de apoio do submarino, o Xiangyanghong 09, partiu em 10 de junho da cidade portuária chinesa de Xiamen, o Jiaolong explorou o Mar do Sul da China e o nordeste e noroeste do Oceano Pacífico, fazendo 21 mergulhos com dez cientistas a bordo.
  Os cientistas voltaram com 390 exemplares de 71 espécies do leito marinho, incluindo coral, pepinos-do-mar e anêmonas marinhas, assim como amostras como 161 nódulos polimetálicos, 32 rochas e 180 quilos de sedimento.
  O Xiangyanghong 09 está com o submarino a bordo e navegando para a cidade de Jiangyin, na Província de Jiangsu, leste da China.
  A viagem marcou o início de cinco anos de testes antes de o Jiaolong entrar em operação regular.
  "É um importante acontecimento no estudo oceânico da China", disse Wang Pinxian, especialista da Academia Chinesa de Ciências. "É muito importante obter material direto do fundo do mar para estudo."
  A navegação testou e aprovou a capacidade do Jiaolong, melhorou os códigos da operação, treinou uma equipe profissional e resultou em avanços científicos, disseram os cientistas.
  O Jiaolong registrou um recorde em junho de 2012 ao atingir uma profundidade de 7.062 metros na Fossa das Marianas, permitindo assim que o navio realize pesquisas científicas no mar profundo e explore recursos em 99,8% de todo o solo oceânico no mundo. 
por Xinhua - Do CRI