https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgO-UkYxNXqWwR4XEUTm13EsHOwLDt29oOs74ch_dd3rHVonNaaaE20a95ClvYBO_tcKDbg10Qsmz-QDrnNI76JgcpYu9Smc738jZY5t17InahfvGSBwxAwq44zB084cYwn6SZHC0rYrB4/s320/LatuffPreSal.jpg
A Petrobras vai aumentar a sua produção em 50% para sair da crise. Esse foi o destaque internacional do Jornal El Paìs desta terça-feira (1/10). A matéria informa que a estatal brasileira completa 60 anos na próxima quinta-feira (3/10) e que as nove unidades de produção que estão sendo instalados proporcionará um aumento de 1 milhão de barris de petróleo por dia no início do próximo ano. O jornal apresenta os números da Petrobras no mercado financeiro, destacando a queda das suas ações da estatal na Bolsa de Valores de São Paulo, que teve uma redução de quase 50% a menos do que em outubro de 2010.
"A Petrobras vale muito menos agora do que antes da sua capitalização. Essa tendência de queda iniciada em 2012 tem razões variadas. Entre eles está o suposto preço do petróleo, pela Petrobras comprar combustível mais caro do que pode vender o produto no Brasil", afirma o texto. Segundo o veículo, os motivos dessa "descompensação" no preço do petróleo podem ser pelo fato do governo autorizar o aumento do preço da gasolina, por medo de aumento da inflação, e a obrigação da empresa de participar de pelo menos 30% dos projetos de exploração dos novos campos do pré-sal em águas profundas.
A reportagem do El Paìs destaca também a ausência das empresas gigantes mundiais de petróleo no leilão do Campo britânico do pré-sal, considerado o maior do mundo. O texto relaciona também as supostas ações de espionagem pela Agência de Segurança Nacional (NAS) à Petrobras, o que "pode ter alienado outras companhias petrolíferas para participar do leilão importante", cita a matéria, que destaca ainda que "há esperança e otimismo, mesmo que algumas ações da Petrobras de longo prazo deve voltar a ser rentável como no passado".

Do JB