Lennart Sindahl, presidente da divisão de Aeronáutica da Saab, prevê mais negócios no continente e participação de empresas do País: “Queremos ver a indústria brasileira como parte da cadeia mundial de produção da Saab.” A declaração, que já antevê o papel do País com um produtor de caças de alto desempenho, é do presidente da divisão de Aeronáutica da empresa sueca Saab, Lennart Sindahl – o executivo que comandou com o governo brasileiro a negociação para a venda, avaliada em US$ 4,5 bilhões, de 36 caças Gripen NG para o Brasil. O desfecho do negócio deixou de lado as poderosas Boeing, americana, e Dassault, francesa. No pacote sueco, um elemento decisivo foi o compromisso de ampla transferência da tecnologia das aeronaves de combate para o Brasil.
Em entrevista exclusiva ao Estado na sede da Saab, em Estocolmo, o
número 2 na hierarquia da empresa detalha de que forma se dará essa
passagem de conhecimento. Segundo Sindahl, parte das peças produzidas no
Brasil pode ser exportada até para a Suécia. No futuro, poderão ser
feitos negócios com outros governos a partir da base no Brasil.
Sindahl admite que a Saab está ajudando a criar um futuro concorrente
ao transferir a tecnologia para empresas brasileiras, como a Embraer.
Mas ele se mostra pragmático: “Esses concorrentes em países emergentes
surgirão com ou sem o nosso apoio”. O executivo não acredita que o jogo
tenha virado a favor do Gripen por causa da denúncia de espionagem feita
no Brasil por agências de segurança dos EUA. “A decisão foi sobre o que
a Aeronáutica precisava e que cabia no orçamento.”
Um dos pontos centrais de sua proposta para a FAB é a transferência de tecnologia. Como isso vai ocorrer?Já
tivemos várias reuniões para ver como será o contrato. Temos de ouvir a
Força Aérea de forma cuidadosa, saber seus pensamentos e necessidades,
como pensa que deve ser a cooperação entre a Saab e as empresas
brasileiras. Temos algumas ideias, mas cabe ao Brasil nos dizer o que
quer. Temos como um dos cenários manter a linha de produção final no
Brasil. Vamos dispor de uma instalação em São Bernardo, mas ainda falta
detalhar como isso vai acontecer. A empresa local Akaer já faz parte
desse esforço; eles desenham parte do avião. Certamente serão um dos
parceiros. E outros virão.
Qual será a parte das empresas brasileiras no acordo?Queremos
ver a indústria brasileira como parte da cadeia mundial de produção da
Saab. Além disso, poderíamos ver, se isso for de desejo da Aeronáutica,
uma linha de produção no Brasil para os aviões que ficarão no Brasil e
também para fornecer para outros aviões de outros países.
A montagem final seria no Brasil com peças vindas da Suécia?Pode
ser uma opção. Os aviões prontos poderiam sair de hangares no Brasil e
voar diretamente de lá. Algumas peças viriam de fora. Peças produzidas
no Brasil entrariam nos jatos brasileiros – mas também em aviões na
Suécia ou na Suíça. Não queremos duplicar a produção. Se olharmos para a
indústria brasileira, há no país uma cadeia de empresas que podem se
aliar à produção do Gripen.
Fala-se que a FAB pensa em uma frota de mais de cem jatos.Essa
é uma pergunta para o comandante (Juniti) Saito. Também escutei a
história de mais de cem aeronaves no futuro. Seria ótimo. Se esse for o
caso, podemos desenvolver isso com a indústria brasileira. Eu digo:
esses concorrentes vão surgir com ou sem a nossa participação. Temos que
ver isso como oportunidade. No futuro, podemos cooperar e concorrer ao
mesmo tempo. A Índia era um grande importador
O sr. vê o Brasil como um exportador no seu setor?
Certamente. O mesmo sucesso dos aviões comerciais brasileiros pode se repetir no setor militar. Já falamos sobre isso com o governo. Obviamente que, para o mercado sul-americano, trabalhar a partir do Brasil pode ser muito mais interessante que trabalhar a partir da Europa.
Certamente. O mesmo sucesso dos aviões comerciais brasileiros pode se repetir no setor militar. Já falamos sobre isso com o governo. Obviamente que, para o mercado sul-americano, trabalhar a partir do Brasil pode ser muito mais interessante que trabalhar a partir da Europa.
Quais os planos para a unidade da Saab em São Bernardo?
Estarei lá no final do mês para discutir essas instalações. O que veremos ali será a produção de partes, montagem.
Estarei lá no final do mês para discutir essas instalações. O que veremos ali será a produção de partes, montagem.
O Brasil planeja alugar aviões para suprir suas necessidades até o Gripen ficar pronto em 2018. Como isso ocorrerá?
A Saab não é parte. Será algo entre os dois governos.
A Saab não é parte. Será algo entre os dois governos.
Como ocorrerá o pagamento dos 36 caças?
Uma opção é usar uma instituição que existe na Suécia para apoiar os exportadores. Nós seríamos financiados por eles e o Brasil pode pagar num período mais à frente. Temos muito trabalho por fazer ainda no avião e, assim, o Brasil pode começar a pagar só quando começar a receber.
Uma opção é usar uma instituição que existe na Suécia para apoiar os exportadores. Nós seríamos financiados por eles e o Brasil pode pagar num período mais à frente. Temos muito trabalho por fazer ainda no avião e, assim, o Brasil pode começar a pagar só quando começar a receber.
O sr. acha que o escândalo da espionagem americana no Brasil foi decisivo na escolha?Claro que é uma situação complicada, mas é de curto prazo. O Brasil e os EUA tem uma relação de longo prazo.
A Saab foi beneficiada?
Acho que não. A decisão foi sobre o que a Aeronáutica precisava e que cabia no orçamento
Acho que não. A decisão foi sobre o que a Aeronáutica precisava e que cabia no orçamento
Do Estadao
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