Os estudos sobre como serão os aviões do futuro estão bem adiantados.

Tanto que engenheiros alemães já estão se preocupando em como os aeroportos terão que se preparar para esse futuro.

O grande dilema é que parece que o projeto atual de avião - um tubo com asas - será fatalmente substituído por asas voadoras, aviões modulares ou mesmo pelos mais radicais aviões hipersônicos.
 
Aviões-asa, ou asas voadoras, poderão carregar até 750 passageiros,
 que deverão entrar e sair do avião no menor tempo possível
 
A adoção desses novos projetos, contudo, pode esbarrar nos próprios aeroportos, que foram projetados para o design atual.

Será que uma nova tecnologia de aviação pode ficar emperrada por exigir a construção de aeroportos inteiramente novos?

Serão necessárias alterações nos sistemas de reabastecimento, checagens de motores, 
manuseio de bagagens e embarque e desembarque de passageiros

Aeroporto 2030

Usando o aeroporto de Hamburgo como laboratório, Johann-Dietrich Worner e seus colegas da agência espacial alemã (DLR) acreditam que não, sendo possível acomodar asas voadoras sem grandes modificações nos aeroportos atuais.

Na verdade, o projeto, chamado Aeroporto 2030, mostra que é possível também melhorar os aeroportos, uma vez que, nas viagens domésticas, até 70% do tempo da viagem é gasto nos processos de checagem, embarque e desembarque - ou seja, em terra.

A tática parece simples: fazer com que os passageiros passem o mais rapidamente possível pelo aeroporto - sem esquecer que os projetos de asas voadoras planejam colocar até 750 passageiros em um único avião. 

Embora a maioria das modificações necessárias envolva melhoria nos procedimentos de atendimento pré-voo - em terra -, como esses aviões terão várias portas para embarque e desembarque, será necessário ajustar também as rampas de acesso.

Também serão necessárias alterações nos sistemas de reabastecimento, checagens de motores e manuseio de bagagens.

A boa notícia é que o estudo conclui que tudo isto pode ser feito nos aeroportos atuais, sem grandes obras de infraestrutura, mas com bom gerenciamento.