Ao final do ano passado a Fuerza Aérea Uruguaya (FAU) enviou uma
comitiva à Rússia para testar o treinador Yak-130, considerado uma das
finalistas para o projeto de aquisição de 12 novos vetores de combate
para a FAU, em substituição aos Cessna A-37B empregados atualmente.
Apenas cinco dos dez A-37B originalmente recebidos encontram-se em
condições de voo, operando com o Escuadrón Aéreo Nº 2 (Caza), sediado na
Brigada Aérea II (em Durazno). Enquanto isso, a Fuerza Aérea de Chile continua tentando fechar um acordo a curto prazo com a FAU para a transferência de seus F-5E, que deverão ser desprogramados em breve, mas
que têm a desvantagem de que a tecnologia embarcada já está
ultrapassada. Entretanto, essa parece ser a opção mais barata, pois
tanto os F-5E suíços, que a FAU também cogitou, como o próprio Yak-130,
são muito mais caros.
Do S&D
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