Documento da FAA divulgado três dias antes do desaparecimento do voo
MH370 falava em perigo de ruptura no ar e queda de pressão súbita em
aparelhos Boeing 777. Política de informações confusa é alvo de
críticas.
Engrossando o rol de especulações sobre o destino do voo MH370 da
Malaysia Airlines, a agência de notícias AFP divulgou nesta quarta-feira
(12/03) que, já em setembro de 2013, a americana Federal Aviation
Administration (FAA) alertara sobre o perigo de "fissuras e corrosão"
nos aviões da família Boeing 777.
As falhas poderiam causar uma "queda de pressão súbita" na cabine ou
mesmo a "ruptura" da aeronave em pleno ar, segundo consta de uma
diretriz da FAA, que no entanto só foi publicada em 5 de março último,
ou seja, três dias antes da possível tragédia no Mar do Sul da China.
Também nesta quarta-feira, autoridades malaias de aviação e transportes
concederam uma coletiva de imprensa em Kuala Lumpur a fim de comunicar
os resultados mais recentes das investigações sobre o desaparecimento do
aparelho que se dirigia de Kuala Lumpur para Pequim.
Segundo o comandante-chefe da Força Aérea Real Malaia (RMAF), general
Rodzali Daud, radares militares detectaram um objeto voador não
identificado no norte do Estreito de Malaca às 2h15m (hora local) do
sábado, portanto cerca de uma hora após o Boeing 777-200 com 227
passageiros e 12 ocupantes ter sumido das telas do controle de tráfego
aéreo.
Rodzali acentuou que o registro de radar ainda está sendo estudado, e
não é ainda possível afirmar nem excluir que se tratasse da aeronave
procurada. No entanto, como o local citado fica a centenas de
quilômetros do local da perda de contato, o raio da busca foi ampliado
até o Mar de Andaman, ao norte da Indonésia, para onde o Estreito de
Malaca flui.
No quinto dia desde as primeiras notícias do incidente, a política de
informação, tanto da companhia aérea Malaysia Airlines como das
autoridades nacionais, tem estado sob a mira crescente de críticas
locais e internacionais, após uma série de declarações vagas e
conflitantes a respeito do possível destino do voo MH370 e das
circunstâncias envolvendo o sumiço.
Confrontado durante a coletiva na capital malaia com a pergunta se as
buscas não já teriam fracassado, o ministro dos Transportes Hishammuddin
Hussein rebateu, de forma perplexa, que "só é confusão se os senhores
quiserem ver como confusão".
"Não acho que seja uma questão de caos. Há muitas especulações a que nós
respondemos nestes últimos dias", justificou-se Hussein, assegurando
que a Malásia "nunca vai perder a esperança" de encontrar os 239
ocupantes.
Azharuddin Abdul Rahman, diretor do Departamento de Aviação Civil da
Malásia, reforçou: "Ainda estamos realizando operações de busca e
resgate, e ainda temos esperanças." Por outro lado "as chances de
sobrevivência dependem de numerosos critérios, pois não sabemos onde a
aeronave se encontra."
Impasse nas investigações
Até o momento, a busca pelo avião vem envolvendo a Marinha e a
Aeronáutica de 12 diferentes países e se concentra na área do Mar do Sul
da China ao largo da costa vietnamita, onde ocorreu o último contato
com o voo MH370.
Parte dos especialistas partem do princípio que a causa do mistério foi
um evento catastrófico durante o trajeto, como uma explosão, falha de
turbinas, turbulência extrema ou mesmo suicídio.
Até a terça-feira, a presença a bordo de dois passageiros com
passaportes roubados vinha alimentando temores de um atentado
terrorista. Porém, a Interpol praticamente descartou a hipótese, ao
constatar que os iranianos se encontravam a caminho da Europa para
possivelmente buscar asilo com o auxílio de uma quadrilha de contrabando
humano.
Do DW
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