A israelense Elbit Systems Ltd. anunciou hoje ter fechado um contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB) para fornecer, nos próximos dois meses, sistemas aéreos não tripulados (também chamados “drones”) do tipo Hermes 900. A empresa não divulgou nem a quantidade nem o valor do contrato.
De acordo com nota distribuída pela Elbit, o Hermes 900 será equipado com um novo e avançado sistema de inteligência e será operado pela FAB em missões combinadas com a frota Hermes 450, já em uso operacional. Ambas frotas serão usadas em missões de segurança durante a Copa do Mundo, disse a empresa.
Segundo Elad Aharonson, gerente geral da divisão de sistemas não tripulados da companhia israelense, esses equipamentos são utilizados em missões de inteligência, proteção das fronteiras, controle de perímetro de infraestrutura e de locais críticos, bem como na segurança de cidades e eventos de grande escala.
O Hermes 900 é também usado pela Força Aérea de Israel e de outros países.
A AEL, subsidiária da Elbit Systems no Brasil, fornecerá apoio técnico e de engenharia à FAB, bem como serviços de logística e manutenção. A empresa, sediada Porto Alegre tem cerca de 200 funcionários e está envolvida em projetos de defesa do Brasil, tanto para FAB e para o Exército, nas áreas de atualizações de plataforma e apoio logístico e técnico.