Grupos pró-Rússia se apoderaram de dois navios ucranianos nesta quinta-feira (20) em Sevastopol, na Crimeia. Segundo a agência de notícias Associated Press, tiros foram ouvidos, mas não houve registro de feridos quando o navio corveta Khmelnitsky foi tomado em Sevastopol. Segundo a agência, outro navio também foi tomado em situação parecida. O Ministério da Defesa não tinha informações a respeito do incidente.
A Ucrânia diz que suas tropas estão sendo ameaçadas na Crimeia, região separatista que foi considerada "território russo" pelo governo de Vladimir Putin. A União Europeia anunciou que estuda novas sanções contra a Rússia pela anexação da península do Mar Negro. As tensões permanecem na região, apesar da liberação de um comandante naval ucraniano que era mantido refém por forças pró-russas na região.

O vice-ministro da Defesa da Ucrânia, Leonid Polyakov, acusou as tropas russas de ameaçar constantemente as bases militares de soldados ucranianos. Em Genebra, o embaixador da Ucrânia para as Nações Unidas alertou para uma forte deterioração das relações entre os países vizinhos, dizendo que a Rússia parece se preparar para uma invasão de mais áreas de seu país.
Em um pronunciamento ao Parlamento em Berlim, a chanceler Angela Merkel disse que a União Europeia estava preparando novas sanções contra a Rússia e que um encontro do G-8, cuja presidência é assumida pela Rússia, foi cancelado.
As forças russas tomaram o controle da região separatista da Ucrânia com maioria de russos, a Crimeia, há duas semanas, após uma crise política que derrubou o presidente ucraniano, Viktor Yanukovych. A crise no país começou no fim do ano passado, quando Yanukovych desfez um acordo com os europeus e em troca negociou um tratado com a Rússia - o que enfureceu ucranianos pró-Europa do centro e oeste do país.

Do G1