"No dia 20 de outubro, foi lançado ao mar, no estaleiro INACE (Indústria Naval do Ceará), em Fortaleza (CE), o Navio Hidroceanográfico Fluvial “Rio Branco” (foto ao lado). O NHoFlu “Rio Branco” teve seu projeto de concepção realizado pelo "Centro de Projetos de Navios", tendo sido posteriormente detalhado pelo estaleiro INACE,contratado após ter sido selecionado em processo licitatório.
 
A construção foi iniciada em 06 de dezembro de 2012, com a supervisão da Diretoria de Engenharia Naval. Seu batimento de quilha foi realizado no dia 23 de abril de 2013 e sua entrega à Marinha está prevista para dezembro de 2014.

A obtenção do novo meio está inserida no Projeto de Cartografia da Amazônia, realizado em parceria com o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e o Serviço Geológico do Brasil, sob coordenação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, órgão subordinado ao Ministério da Defesa.

Ao navio serão atribuídas tarefas de levantamentos hidroceanográficos, coleta de dados ambientais, atualização contínua de cartas e publicações náuticas das principais hidrovias da região amazônica, além de poder atuar de forma extraordinária em apoio a órgãos governamentais na Defesa Civil, em ações de socorro e ações cívico-sociais.

PROVA MAR DA LANCHA ORGÂNICA DO NAVIO HIDROCEANOGRÁFICO FLUVIAL “RIO BRANCO” É REALIZADA NO RIO DE JANEIRO

No dia 31 de outubro, foi realizada no Rio de Janeiro (RJ), a Prova de Mar da Lancha Orgânica (LO) do Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu) “Rio Branco”, ora em construção no estaleiro INACE, localizado em Fortaleza (CE).

A LO, identificada como “Rio Branco-01”, teve sua concepção pautada em requisitos técnicos e operacionais estabelecidos pela Diretoria de Engenharia Naval e pelo Centro de Hidrografia da Marinha, contando ainda com o apoio da Base de Hidrografia da Marinha, em Niterói (RJ), no tocante ao desenvolvimento do arranjo final para emprego dos equipamentos científicos.

O estaleiro DGS Defence, construtor da LO, foi selecionado pelo estaleiro INACE, após o processo de busca e qualificação no mercado. A experiência e o sucesso no fornecimento de embarcações militares ou de pesquisa muito contribuíram para a escolha do estaleiro construtor, para a Marinha do Brasil, com o emprego quase que integral de tecnologia, materiais, equipamentos e mão de obras nacionais.

Essa embarcação destina-se a executar o sensoriamento hidroceanográfico de águas de acesso restrito, operando como um braço do NHoFlu “Rio Branco”, aumentando sua capacidade de atuação no Projeto de Cartografia da Amazônia.

Características Principais:

Material: Polietileno de Alta Densidade (PEAD)
Comprimento: 7,5m
Boca: 2,4m
Deslocamento: 3t
Velocidade Máxima: 36nós
Tripulação: 6
Propulsão: 2 motores 150HP (controle eletrônico)
Geração de Energia: 2 geradores de 2 KVA
Equipamentos Científicos:
--Ecobatímetro Monofeixe Sinrad EA400 SP
--Ecobatímetro Multifeixe Edgetech 272 TD

FONTE: "DefesaNet". - Via Democracia e Política