A Embraer espera que o primeiro cliente internacional do cargueiro
multimissão KC-390 seja anunciado até o final de 2017. Em entrevista ao
site DefenseNews,
Jackson Scheneider, vice-presidente da divisão de defesa da empresa,
revelou que existe um “processo muito maduro” de negociação com um dos
potenciais clientes da aeronave.
O executivo da fabricante brasileira, no entanto, não revelou qual é o
cliente, mas acrescentou que o anúncio pode ser realizado durante o
Paris Air Show neste mês, evento sobre aviação também conhecido como
Salão de Le Bourget.
Cinco nações já assinaram cartas de intenção de compra do KC-390:
Argentina, Chile, Colômbia, República Tcheca e Portugal. Esses negócios,
que podem totalizar até 32 aeronaves, porém, ainda não foram
concretizados. Outras países que demonstraram interesse pelo cargueiro
militar da Embraer foram Canadá e Nova Zelândia.
Até o momento, o único cliente confirmado do KC-390 é a Força Aérea
Brasileira (FAB), que encomendou 28 unidades – os dois primeiros aviões
serão entregues em 2018.
O KC-390 foi projetado a pedido da FAB para substituir os veteranos
cargueiros turbo-hélice Lockheed C-130 Hercules. Essa mesma é proposta é
oferecida a países que também planejam substituir seus antigos C-130.
Esse nicho de mercado vai exigir cerca de 700 novas aeronaves nos
próximos 20 anos.
Demonstração de voo
Schneider também anunciou que o KC-390 fará uma demonstração de voo
no Salão de Le Bourget. “Vamos mostrar as capacidade do avião. Vamos
mostrar como ele funciona em termos de alta velocidade, baixa
velocidade, aterragem e decolagem”, disse o executivo a publicação. “Nós
fizemos voos de demonstração nos países que vistamos (em julho de 2016),
mas em shows, nunca fizemos antes. Será a primeira vez. Quando
estávamos em Farnborough, foi uma apresentação estática”, acrescentou.
Depois de se apresentar na França, o cargueiro militar da Embraer
fará demonstrações por outros países na Europa e Ásia, na esperança de
aumentar o interesse pelo novo produto.
O KC-390 está na fase final de certificação para a FAB e em breve
deve alcançar a “capacidade operacional inicial”, certificado que libera
as primeiras entregas da aeronave. Os dois protótipos de teste já
registraram mais de 1.000 horas de voo e realizaram uma série de provas, como lançamento de paraquedistas e simulação de reabastecimento aéreo com caças.
“Eu acho que estamos entregando exatamente o que prometemos no início
deste programa”, disse Schneider. “Está absolutamente no caminho certo,
e os testes estão progredindo de acordo com o plano”, finalizou.
Do Airway - Por Thiago Vinholes
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