A Embraer e o governo de Portugal iniciaram nesta segunda-feira as negociações para o fornecimento de pelo menos cinco aviões KC-390 à Força Aérea Portuguesa (FAP). A expectativa é a de que as primeiras aeronaves possam entrar em serviço dentro de quatro anos.
Em
cerimônia realizada no Ministério da Defesa Nacional, em Lisboa,
representantes do governo português e da empresa brasileira, segundo a mídia local,
definiram que, até 26 de outubro, as autoridades portuguesas deverão
apresentar um relatório detalhado sobre os "aspetos relevantes e
necessários à introdução" do KC-390 na FAP. Ao menos três aeronaves
devem começar a operar em fase de adaptação até o final de 2021.
Utilizado para transporte tático/logístico e reabastecimento em voo, o
avião brasileiro deverá substituir os C-130 que são usados atualmente
pelos militares de Portugal.
Naturally, a plane as innovative as the #KC390 is bound to leave a mark. #Embraer pic.twitter.com/Udak4GYMLq— Embraer (@embraer) 31 de agosto de 2017
"Naturalmente, um avião tão inovativo quanto o KC-390 está destinado a deixar sua marca."
Em declarações à imprensa portuguesa, o ministro da Defesa de
Portugal, Azeredo Lopes, disse que o projeto, se for levado adiante,
representará um investimento muito significativo, porém necessário, para
a FAP. Sem revelar os valores estimados, ele destacou que, por outro
lado, a compra dessas aeronaves poderá refletir no aumento do orçamento
em Defesa, exigência que vem sendo feita pelos Estados Unidos no âmbito
da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Do Sputnik
O acordo entre o
governo de Portugal e a Embraer para a compra de pelo menos cinco aviões
cargueiros KC-390 dará aos lusos uma aeronave versátil e robusta para
ações militares, mas também permite adaptações para que o aparelho ajude
no combate a incêndios na Europa.
Em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil, o jornalista especializado em questões militares Pedro Paulo Rezende explicou que o negócio,
estimado em aproximadamente US$ 500 milhões, permite que os países
detentores do KC-390 possam utilizá-lo em múltiplas tarefas.
“Ele possui capacidade de 26 toneladas, seis a
mais do que o C-130 Hérculos [de origem estadunidente], e trata-se de um
avião espetacular. Ele é mais versátil, vem com um sistema de
transferência de combustível embutido, e com adaptações pode servir em
várias tarefas, como avião-bombeiro por exemplo”, disse Rezende.
Portugal foi um dos principais parceiros da Embraer na concepção e desenvolvimento do KC-390,
tendo investido 20,8 milhões de euros no projeto. A intenção de compra
da aeronave por parte de Lisboa é conhecida, tendo sido oficializada
pelo governo português nesta semana, em meio a uma nova leva de
incêndios que castigam Portugal e outros países europeus.
“Assim, reforçam-se as atuais capacidades de transporte aéreo, de
busca e salvamento, evacuações sanitárias e apoio a cidadãos nacionais,
nomeadamente entre o Continente e os Arquipélagos”, diz um trecho da
resolução publicada pelo governo português nesta quinta-feira,
autorizando o negócio.
De acordo com Rezende, hoje existem três protótipos da aeronave em
operação. Em 2018, o Brasil receberá o primeiro dos 28 modelos KC-390
encomendados pelo país junto à Embraer. A data de entrega dos aviões aos
portugueses ainda não foi divulgada pelas partes envolvidas no negócio.
“Muitos países estão interessados, como a
Suécia, a República Tcheca, a Argentina, o Chile… É um avião feito por
um pool de empresas, algumas delas sendo justamente desses países que
poderão comprar o avião da Embraer”, ponderou o especialista, que
estimou em 3.000 o mercado de aeronaves cargueiras que poderão ser
substituídas, possivelmente, pelo KC-390.
Do Sputnik
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