As negociações entre Embraer e Boeing seguem em andamento, informou a Embraer em documento entregue à Securities and Exchange Commission (SEC), o órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos.
A informação de que as duas empresas negociam uma eventual fusão de seus negócios foi divulgada no fim de 2017.
"Em 2017, iniciamos discussões com a Boeing Company, ou Boeing, em relação a uma possível combinação de negócios. As negociações estão em andamento", disse a Embraer.
No documento, a fabricante de aviões brasileiros ressaltou que não há garantias de que o negócio se concretizará e ele ainda dependerá de aprovações de diferentes órgãos.
"Qualquer combinação de negócios entre a Companhia e a Boeing estaria sujeita à aprovação do governo brasileiro, dos reguladores brasileiros e internacionais, da Boeing e da Embraer. Não podemos garantir que uma combinação de negócios com a Boeing se concretizará", disse a Embraer.

Mercado competitivo

A Embraer apontou alguns motivos que a levam a negociar com a Boeing. Ela disse que sempre foi aberta a buscar "oportunidades e transações estratégicas, assim como fizemos no passado, incluindo joint ventures, parcerias, aquisições ou desinvestimentos".
A empresa entende que o cenário econômico pode trazer "uma série de desafios" e citou que o mercado de aviação é competitivo e exige contínuos investimentos em tecnologia.
A companhia citou também que duas das grandes empresas do segmento, a Airbus e a Bombardier, já uniram seus negócios.
"A fim de permanecermos competitivos no mercado de fabricação de aeronaves comerciais no longo prazo, devemos continuar a fazer melhorias tecnológicas, de eficiência e desempenho em nossas aeronaves. O cenário competitivo tornou-se cada vez mais agressivo, por exemplo, à luz de acordos como a aquisição pela Airbus de uma participação majoritária no Programa C-Series da Bombardier", disse a Embraer. 

Do G1

“Negociações estão em curso”, diz Embraer sobre Boeing

Em documento enviado à SEC (Securities and Exchange Comission), a CVM americana, a fabricante brasileira de aeronaves Embraer (EMBR3) informou que as negociações com a Boeing estão em andamento.
“Em 2017, iniciamos discussões com a Boeing sobre uma possível combinação de negócios. As negociações estão em curso. Qualquer combinação de negócios entre nós e a Boeing estaria sujeita à aprovação do governo federal, de agências regulatórias brasileiras e estrangeiras, da Boeing e à nossa aprovação. Não podemos garantir que a combinação de negócios com a Boeing se materializará.”