As forças Armadas argentinas desmentem o documento interno em que as coordenadas iniciais de navegação do submarino foram substituídas por outras escritas à mão.
A Marinha argentina negou que o submarino desaparecido Ara San Juan teve instruções de passar perto das ilhas Malvinas, revela um documento recém-publicado da Marinha.
As informações foram divulgadas na segunda-feira (19) pelo jornal La Nación que cita o documento da Marinha.
Recentemente revelou-se um documento interno da Marinha da Argentina, considerando a possibilidade do submarino ter se aproximado do arquipélago.
Previamente, o chefe do Gabinete, Marcos Peña, apresentou um informe que remete a Ordem de Operações COFS N°04/17 C com o possível curso de navegação do ARA San Juan.
A citada Ordem possui as coordenadas iniciais de navegação do submarino, que depois foram substituídas por outras escritas à mão. No entanto, a Marinha assegurou que a informação adicionada não faz parte das instruções dadas ao navio.
De acordo com o comunicado da Marinha, por causa dessa anotação, o navio teve "erros em determinar a área de operações". Ao mesmo tempo, o comunicado destaca que a área designada "ALEJANDRA" é normalmente determinada de modo preciso e sem alterações.
​A Marinha e o ministro da Defesa, Oscar Aguad, negam que o submarino estava monitorando as embarcações e aeronaves das Malvinas. No entanto, um documento da Marinha revela que o submarino passou próximo das ilhas Malvinas


Do Sputnik