De olho na crescente movimentação turística em períodos de alta estação, o Governo do Ceará começa a negociar um voo charter (fretado) para o Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, no litoral leste. A previsão é que a primeira operação comercial tenha início em julho deste ano e seja feita entre uma empresa operadora de turismo e uma companhia aérea nacional.
“Estamos em tratativas, mas não podemos divulgar ainda. Ele terá, pelo menos, uma frequência por semana”, informa o coronel Paulo Edson, gerente de aeroportos do Departamento Estadual de Rodovias (DER). O objetivo é aumentar o número de visitantes e promover Aracati como destino turístico. Apesar do sigilo das negociações, O POVO havia divulgado em janeiro que a operadora CVC e a Gol Linhas Aéreas estudavam um voo para o destino cearense.
Paulo Edson lembra que a nova regulamentação dos voos charter no País pode resultar em maior número de visitantes ao Estado, além de possibilitar contratações de voos extras para períodos diversificados do ano.
“Aracati será um dos maiores beneficiados”, acredita. Pela nova regra divulgada pelo Ministério do Turismo, a partir de 25 de março, o processo de aprovação dos voos ocorrerá entre as empresas aéreas e os aeroportos. Atualmente, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) intermedia a autorização desses voos. As empresas precisam entrar em contato com a estatal e realizar a solicitação.
Enquanto Aracati inicia o caminho para atração de voos, o Aeroporto de Jericoacoara começa a concluir negociações com empresas que vão utilizar as instalações e facilidades do equipamento. A companhia de serviços auxiliares de transporte aéreo Suzuki Eireli assinou contrato com o Estado pelo prazo de 24 meses para explorar a área. O valor global a ser contratado é de R$ 15,7 mil.
“Ela presta serviços tanto para Azul quanto para a Gol. Possui serviços de rampa e tem equipamentos como tratores de reboques para realizar o procedimento pushback (procedimento pelo qual um avião é rebocado”, diz Paulo Edson.
No mês passado, a Gol Linhas Aéreas assinou contrato para utilização de espaço do terminal de passageiros do aeroporto de Jericoacoara. Ela ocupa áreas de check-in, além de fazer a parte de backoffice. A empresa vai desembolsar R$ 12 mil para o custeio do aluguel. O valor será pago ao DER. A companhia aérea Azul também deverá assinar contrato em breve.
O gerente de aeroportos do DER também sinaliza que haverá uma reunião nesta semana com a Secretaria de Aviação Civil (SAC) e Anac para a disponibilidade de recursos ao equipamento de Jericoacoara. Eles serão empregados na aquisição de sistemas de navegação. O valor a ser desembolsado para o Ceará ainda não foi definido. A expectativa é que, com os aparelhos, Jericoacoara possa receber voos no período noturno.

Do O Povo