Os governos do Japão e do Vietnã protestaram contra os recentes exercícios da Força Aérea Chinesa realizados no Mar do Sul da China.
Pequim realizou no dia 18 uma série de treinamentos militares envolvendo uma grande quantidade de aeronaves H6K, os bombardeiros do exército chinês. As aeronaves chinesas treinaram missões de pouso e decolagem em bases chinesas localizadas em ilhas no Mar do Sul da China.
Em oposição aos exercícios chineses, o Ministro da Defesa do Japão Itsunori Onodera afirmou que “é a primeira vez que confirmamos exercícios militares chineses de pouso e decolagem de bombardeiros no Mar do Sul da China. A China tem expandindo as suas atividades na região com a construção de infraestrutura e instalações militares de maneira rápida e em larga escala”.
Onodera disse que “as ações chinesas são uma escalada unilateral para a mudança do quadro geopolítico na região. O Japão e a comunidade internacional enxergam as ações de Pequim com profunda preocupação. Precisamos atuar junto a comunidade internacional para reforçar a manutenção da liberdade nos mares da região”.


Protestos do Vietnã
Os exercícios militares chineses também provocaram reações no Vietnã, vizinho da China. Os dois países disputam o controle das Ilhas Parcel, atualmente controladas pela China, mas reivindicadas por Taiwan e Vietnã. Os exercícios militares chineses foram realizados exatamente nas ilhas que são objeto de disputa entre os dois países.
A ministra das relações exteriores do Vietnã, Le Thi Thu Hang, protestou e criticou fortemente Pequim pelos recentes exercícios militares. Ela afirmou que “as ações recentes da China aumentam a tensão na região e colocam por água abaixo os esforços pela paz e estabilidade no Mar do Sul da China”. A ministra pediu pelos fins dos exercícios militares.
A China tem construído infraestrutura militar nas Ilhas Parcel, como, por exemplo, pistas de pouso e decolagem de aeronaves. Desconfia-se também que Pequim tenha instalado um sistema de mísseis nas ilhas. As ações têm provocado forte oposição do Vietnã, com quem a China não tem boas relações políticas. O nível de tensão e cautela do Vietnã em relação à China aumentou muito nos últimos anos.
Fonte: NHK WEB NEWS
Do IPC 


Video credit goes to DS北风