São José dos Campos pode ser a nova sede do museu ‘Asas de um Sonho’, antigo Museu da companhia aérea TAM (atual Latam). O acervo está em São Carlos (SP) e deixou de ser exposto em 2016, quando parou de receber patrocínio. Na última semana, o diretor do museu, o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth (PSDB) e o fundador da Embraer, Ozires Silva, estiveram em uma reunião para discutir o destino do museu. Uma das possibilidades é que ele seja somado ao Museu Aeroespacial Brasileiro (MAB), ligado à Força Aérea Brasileira.
O acervo conta com cerca de cem aeronaves que contam a trajetória da aviação nacional. O diretor, João Amaro, negociava a transferência do acervo para o Campo de Marte, na capital, mas essa hipótese foi descartada.
A transferência do acervo para São José é considerada estratégica. A pouco mais de 90 quilômetros da capital, a cidade tem forte vocação aeronáutica -onde estão a sede da Embraer, do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) e o Centro de Tecnologia Aeronáutica (CTA).
No dia 12, prefeito de São José, o diretor do museu e autoridades ligadas à aeronáutica estiveram no MAB. A visita teria sido para conhecer as dependências e analisar a hipótese de anexar o acervo ao museu.
A carta de intenção foi assinada pelos presentes no encontro, mas segundo a Prefeitura de São José dos Campos, para ser uma realidade é preciso investimento – que a prefeitura não está disposta a bancar. Em nota, a gestão de Felício Ramuth (PSDB) disse que “é um empreendimento privado, com investimentos que deverão ser feitos“.
O DCTA confirmou por nota o plano de agregar as peças ao MAB, mas informou que não há garantias de que a parceria seja firmada. “As conversações a respeito dessa possível parceria estão em negociação e não há garantias de que as discussões resultarão em um acordo”.
O G1 procurou o responsável pelo museu, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Do G1