Um caça F-15 da Força Aérea dos EUA caiu nos mares ao sul da ilha principal de Okinawa.
A aeronave americana que pertencia ao esquadrão dos EUA instalado na base de Kadena caiu no mar por volta das 6h25 da manhã de hoje (11/06) à 80 quilômetros de distância da cidade de Naha, capital de Okinawa.
O piloto conseguiu ejetar do caça a tempo e foi resgatado por um helicóptero das Forças de Autodefesa do Japão. Entretanto, a rede estatal NHK informou que o piloto quebrou a perna e sofreu ferimentos graves. Ele não corre risco de morte e foi levado para um hospital militar da região.
O Quartel General dos EUA no Japão twittou sobre a queda do avião às 9 horas da manhã. A conta oficial do quartel informou que o caça estava realizando o treinamento regular da manhã e acabou caindo nos mares do sul de Okinawa. O quartel reportou que o piloto passa bem, embora não tenha especificado as causas do acidente.
A notícia não foi bem recebida pelo governo de Okinawa. O vice-governador da província Moritake Tomikawa expressou descontentamento com o ocorrido. Ele ressaltou que os moradores da província estão muito inseguros com a presença das aeronaves americanas. O vice-governador encerrou o assunto dizendo que pretende se reunir com políticos da província e continuar a se opor a presença americana em Okinawa.
Por volta de 50 aeronaves das Forças Militares dos EUA estão estacionadas em Okinawa, o que causa muitos problemas na região, que vão desde o barulho dos caças, até a queda de pedaços ou a própria queda das aeronaves em regiões povoadas ou despovoadas da província.
Fonte: Jiji.com, Okinawa Times, NHK WEB NEWS - Via IPC