Um dos maiores compradores de armamentos bélicos russos, a Argélia, está novamente negociando mais uma compra com a Rússia. Trata-se de 14 caças de quarta geração, MiG-29M/M2, que seriam avaliados em até US$ 800 milhões (R$ 3,3 bilhões), porém nada foi comentado pelas autoridades russas.
Durante o fórum militar EXÉRCITO 2018, a delegação argelina manteve conversações com o vice-ministro da Defesa russo, Aleksandr Fomin. Mesmo não tendo sido confirmado pela Rússia, uma fonte do jornal Kommersant afirmou que "um contrato fixo será concretizado em breve".


A Argélia já adquiriu diversos equipamentos bélicos e aeronaves russas, como caças Su-30MKA, helicópteros Mi-26T2 e ainda caças de treinamento e combate Yak-130, além de helicópteros Mi-28NE e caças bombardeiros Su-34 em sua versão para exportação — Su-32.

Segundo especialista militar russo, Konstantin Makienko, a Argélia entende que a Rússia e a China são os países mais confiáveis para um assunto tão delicado como o armamento bélico e por isso irá substituir seus antigos caças pelos MiG-29M/M2 russos, além da possibilidade de um acordo para compra de caças Su-35.

Há um terceiro contrato de exportação de Su-35, porém o comprador ainda não foi revelado, mas há a suspeita de que esse comprador seja a Argélia, pela boa relação com a Rússia, além do grande interesse pelos armamentos russos, que é o caso dos caças.

Do Sputnik