Cerimônia lembra o 80º aniversário da ‘Noite dos Cristais’, na sinagoga Rykestrasse, em Berlim, na Alemanha, nesta sexta-feira (9).
 A Alemanha lembra nesta sexta-feira (9) a “Noite dos Cristais”, uma onda de violência contra os judeus ordenada pelo regime de Adolf Hitler, que revelou ao mundo sua violência antissemita. A chanceler Angela Merkel e o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, participaram de uma cerimônia na sinagoga de Rykestrasse, em Berlim.

Em 9 de novembro de 1938, o ministro responsável pela propaganda do governo de Hitler, Joseph Goebels, aproveitou o assassinato do diplomata alemão Ernst von Rath, morto pelo judeu polonês Herschel Grynszpan, em Paris, dias antes, para fazer um discurso em uma cervejaria de Munique, conforme documentado em seu diário.

Depois, ele distribuiu ordens de ataque contra os judeus para as unidades paramilitares nazistas em todo o território alemão.

 
Estimativas sobre o número de mortos variam entre algumas centenas e 1.300 pessoas assassinadas ou forçadas ao suicídio – muito mais do que as 91 mortes declaradas oficialmente após os ataques. Aproximadamente 1.400 sinagogas e salas de oração e 7.500 estabelecimentos judaicos foram destruídos.

Após a "Noite dos Cristais", cerca de 30 mil pessoas supostamente judias – em sua maioria homens – foram levadas para campos de concentração.

"O dia 9 de novembro, para o qual o termo Kristallnacht [“Noite dos Cristais”] foi rapidamente adotado, foi um ponto de virada: da discriminação contra os judeus na Alemanha à perseguição", disse o historiador alemão Wolfgang Benz à agência Deutsche Welle.

"Pode-se dizer que o Holocausto começou em 9 de novembro de 1938. A partir de então, a violência contra os judeus foi endossada publicamente e oficialmente."

Do G1