As forças do governo da Líbia, reconhecido internacionalmente, abateram três aeronaves Sukhoi 22 rebeldes pertencentes às forças de Haftar na sexta-feira, informou a Agência Anadolu.

Segundo a Agência Anadolu, as forças do GNA também destruíram vários veículos e armas pesadas, durante a operação lançada cerca de uma semana atrás.

As fontes revelaram que três aviões Sukhoi-22 foram abatidos.

Eles também indicaram que vários tanques, artilharia, veículos blindados, armas pesadas e locais pertencentes à milícia de Haftar também foram atingidos.

Na quinta-feira, as forças do GNA anunciaram a destruição de três navios-tanque que estavam a caminho de abastecer as forças de Haftar, no sul da capital, Trípoli.


As forças do GNA anunciaram em um comunicado: "A Força Aérea da Líbia atacou outros três navios-tanque ao sul de Bani Walid (oeste), que estavam a caminho de abastecer as milícias terroristas de Haftar ao sul de Trípoli", acrescentando que as tropas do governo também visavam uma munição loja e dez veículos blindados a sudeste de Al-Wishka, ao redor da cidade de Sirte, no nordeste da Líbia.

Mais tarde, o GNA anunciou que um ataque aéreo realizado por suas forças visava locais das milícias Haftar, nas proximidades de Sirte (nordeste), levando à morte de mais de 20 combatentes do exército.

Embora Haftar tenha anunciado, em 21 de março, total adesão a uma trégua humanitária para concentrar-se nos esforços para combater a disseminação do coronavírus (COVID-19), suas forças continuaram violando o cessar-fogo e bombardeando vários locais da capital.

Em resposta à violação do armistício por Haftar, as forças do GNA lançaram a Operação Tempestade da Paz em 25 de março.

Do MEMO