Irã compra da China aviões de guerra com tecnologia de Israel
RIO - O Irã assinou um acordo com a China para comprar 24 aviões de guerra modelo J-10 entre 2008 e 2010, segundo a agência de notícias russa Novosti. Os jatos foram desenvolvidos com tecnologia de Israel, um dos maiores rivais do governo iraniano do presidente Mahmoud Ahmadinejad. A tecnologia, no entanto, foi vendida à China contra a vontade dos Estados Unidos, aliados dos israelenses.
O modelo israelense tem alcance maior do que os atuais MiG-29 usados pelas forças iranianas. Um militar russo, citado pela agência, disse que o Irã planeja usar as aeronaves como parte do sistema de defesa da instalação nuclear de Bushehr, para evitar um possível ataque.
A tecnologia israelense usada no jato foi desenvolvida em 1980, mas o projeto foi cancelado sob pressão dos EUA. Os americanos temiam que o avião competisse com o F-16 no mercado internacional. A China começou a desenvolver o J-10 em 2004 e, atualmente, tem 89 aeronaves em operação.
Segundo notícia veiculada pelo jornal russo “Kommersant”, ontem o Irã assinou um acordo com a China para comprar dois esquadrões do mais novo caça multifuncional chinês, o J-10. Durante a década de 1980, a fabricante de aeronaves Israel Aircraft Industries (IAI), juntamente com empresas norte-americanas, desenvolveu uma aeronave multifuncional, que foi considerado o mais avançado do seu tipo na época.
Batizado de “Lavi”, o projeto foi cancelado em meados de 1982 por pressões norte-americanas, uma vez que os EUA pararam de financiar o desenvolvimento do caça forçando a sua paralisação. Os motores do J-10 são de fabricação russa e o custo total da compra está estimado em 1 bilhão de Reais.
O alcance operacional da aeronave, com os tanques subalares de combustível, é aproximadamente de 3.000km, colocando praticamente todo o território de Israel “na mira” do J-10.
Na época do cancelamento do caça, Israel vendeu para vários países os projetos de alguns sistemas do “Lavi”, incluindo a China. Esta não é a primeira vez que componentes estratégicos de armas projetados por Israel foram parar nas mãos dos seus inimigos. Segundo alguns especialistas, a China vendeu para a Arábia Saudita sistemas de mísseis de longo alcance, que continham segredos e tecnologia projetados por Israel.
Departamento de Defesa dos Estados Unidos alerta sobre modernização e proliferação de equipamento militar na China
Hercules Araújo - Airway
Liderado pelo novo caça nacional Chengdu J-10 além de outros caças modernos e bombardeiros a China está construindo capacidade militar para ameaçar politicamente Taiwan enquanto faz frente aos EUA que pretende defender a ilha.
Essa a conclusão a que chegou o Departamento de Defesa dos Estados Unidos em sua última análise sobre o poder militar chinês, submetido ao congresso no começo do mês de março. O relatório alerta sobre o poder militar aéreo de Beijing com 490 novas avançadas aeronaves de combate com alcance estendido sem a necessidade de reabastecimento aéreo até a Ilha de Taiwan. Estas aeronaves desenvolvidas nacionalmente incluem o caça J-10 classe F-16, e os Shenyang J-11B que devem chegar aos esquadrões em breve como um melhoramento do Sukhoi Su-27SK.
O relatório também alerta sobre o caça-bombardeiro modernizado Xi’an JH-7A que pode transportar armamento de precisão como o míssil anti-radiação YJ-91, mísseis guiados por TV e bombas guiadas a laser.
A China também está modernizando seu bombardeiro Xi’an H-6 com uma nova variante, o H-6K equipado com novos motores, painel modernizado e seis cabides sob as asas para o que o DoD diz ser para um míssil de cruzeiro de longo alcance.
CHENGDU J-10. Um delta canard chines
Acima: Um J-10 se aproxima para pouso depois de uma missão de patrulha aérea. O desenho do J-10 se parece muito com o modelo LAVI israelense, que foi abandonado.
FICHA TÉCNICA
Velocidade de cruzeiro: mach 0.95
Velocidade máxima: mach 2,2
Razão de subida: 15000 m/min.
Potencia: 0.95
Fator de carga: 9 Gs
Taxa de giro: 24º/s (estimada)
Taxa de rolamento: 270º/s.
Alcance: 1300 km (sem reabastecimento)
Alcance do Radar: 100 a 160km dependendo do modelo.
Empuxo: Motor Lyulka- Saturn AL-31 F com 12250 kgf
DIMENSÕES
Comprimento: 14,57 m.
Envergadura: 8,78 m
Altura: 4,78 m
Peso vazio: 9800 Kg
ARMAMENTO
Ar Ar: Mísseis: R-73, R77, PL 4, PL 8, PL 10, PL 11, P27
Ar Terra: Bombas guiadas a laser, Míssil anti-navio YJ-8 K, foguetes e bombas de uso geral.
Interno: canhão de 23 mm
Chengdu J-10 em Video:
0 Comentários