Lula aproveitará viagem ao Japão para intensificar relações com a Ásia
Brasília, 6 jul (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitará a viagem ao Japão, por ocasião da cúpula do Grupo dos Oito (G8, sete países mais industrializados e a Rússia) para empreender uma extensa viagem pela Ásia, que se estenderá por uma semana e o levará a Vietnã, Timor-Leste e Indonésia.
No mesmo dia, Lula participará da reunião do Grupo dos Cinco (G5), integrado por Brasil, Índia, China, África do Sul e México.
Segundo fontes oficiais, em todos os encontros Lula voltará a condenar os subsídios à agricultura nos países mais desenvolvidos e insistirá na defesa do etanol da cana-de-açúcar do Brasil, que considera uma alternativa limpa ao petróleo.
Na manhã de quinta-feira, Lula fará a primeira viagem de um chefe de Estado brasileiro ao Vietnã, onde terá um encontro privado com o presidente vietnamita, Nguyen Minh Triet, e depois se reunirá com autoridades do Partido Comunista.
Sexta-feira, Lula visitará o Timor-Leste, país com o qual o Brasil mantém programas de cooperação em várias áreas e onde teve grande participação no processo anterior e posterior à independência da Indonésia, proclamada em 1999.
Este último ponto é de interesse especial para o Timor-Leste, principalmente depois do atentado sofrido pelo próprio Ramos-Horta, em fevereiro.
O giro de Lula pela Ásia termina no sábado na Indonésia, país com quem o Brasil tem uma crescente relação comercial e interesse em expandi-la nas áreas de biocombustíveis e aeronáutica.
Na agenda, segundo fontes oficiais, também estará a possível venda de um número não precisado de aviões militares fabricados pela Embraer à Força Aérea Indonésia.
Após a visita a Jacarta, Lula segue de volta ao Brasil, aonde deve chegar na manhã da segunda-feira da próxima semana.
0 Comentários