http://www.defenseindustrydaily.com/images/AIR_F-16I_Hangar_lg.jpg
Iraque comprará 36 F-16

Agence France-Presse - Via defense News

WASHINGTON - O governo do Iraque pretende comprar 36 caças F-16 avançados a partir de os E.U.A, o Wall Street Journal noticiou o fato em sua edição do dia 5 de setembro, citando militares E.U.A e funcionários do governo. Essa compra contribuiria para reduzir a dependência em relação a Bagdá do poder aéreo e E.U.A isso é possivelmente um claro indicativo para a retirada das tropas E.U.A do país (previsto para 2012).

Funcionários do Governo americano já mantiveram entendimentos com autoridades Iraquianas no sentido de dotar as forças armadas daquele país de caças e helicópteros modernos e assim possibilitar a retirada das tropas americanas. Tudo indica que o negócio foi aprovado mesmo sob pressão de outros países da região (Israel e Arábia Saudita) que não vêem com bons olhos o acesso de "Bagdá" a armas sofisticadas, acrescentou o jornal.

O Iraque tem anunciado que pretende comprar cerca de US $ 10 bilhões dos Estados Unidos em equipamento militar, incluindo tanques e veículos blindados além de aviões de transporte.