The image “http://www.aimislam.com/forums/uploads/post-1-1157552552.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.
Irã fará manobras de defesa aérea nos próximos três dias

Fonte: Yahoo News

O Exército do Irã e a Guarda Revolucionária iraniana farão manobras conjuntas de defesa aérea em todo o país a partir de amanhã e durante três dias, informou hoje a rádio pública iraniana.

A emissora afirmou que o exercício militar estava programado há muito tempo e faz parte das manobras periódicas das Forças Armadas iranianas.

As manobras acontecerão em meio a um momento de tensão entre Irã e várias potências ocidentais, devido ao programa iraniano de enriquecimento de urânio.

Su-24 - Irã

Embora o Governo de Teerã afirme que é um programa nuclear com fins pacíficos, ois Estados Unidos e outras nações suspeitam que possa esconder intenções do Irã de obter armamento nuclear.

Irã rejeita alerta francês

sobre risco de ataque de Israel

Da Reuters Via G1 (Por Zahra Hosseinian)

TEERÃ (Reuters) - O Irã dispensou no sábado o alerta do presidente da França de que a república islâmica estaria assumindo um risco perigoso ao manter seu programa nuclear pois poderia ser alvo de um ataque de Israel.

O porta-voz do governo iraniano, Gholamhossein Elham, acusou Israel de ameaçar a paz global, mas reiterou a visãoiraniana de que o país não está em condições de atacar o Irã.

Separadamente, um importante comandante da Guarda Revolucionária foi citado como tendo dito que novos mísseis de longo alcance aumentaram as capacidade de defesa do Irã.

"Hoje, o inimigo não ousa atacar o Irã, pois sabe que vai receber respostas fatais do Irã caso se aventure em um ato tão estúpido", disse Nour Ali Shoustari, segundo o canal iraniano Press TV.

As potências ocidentais acusam o Irã, quarto maior exportador de petróleo do mundo, de querer construir uma bomba atômica sob um programa nuclear civil. O Irã nega, dizendo que somente quer dominar a tecnologia atômica para gerar eletricidade.

Os Estados Unidos e Israel não descartam o uso da força militar caso a questão não seja resolvida por meios diplomáticos.

Durante uma visita a Damasco na quinta-feira, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse que o Irã "assume um enorme risco ao continuar o processo de obter capacidade militar nuclear". E acrescentou: "Um dia.. Podemos descobrir, numa manhã, que Israel atacou".

A rede estatal iraniana Irib disse que Eliam, o porta-voz do governo, respondeu à declaração de Sarkozy, dizendo:

"Essas ameaças são fruto de fraqueza... refletem a realidade e a natureza afoita por guerra do regime sionista".

"Esse regime não é grande o suficiente e não desperta vontade de pensar em guerra com o Irã", acrescentou.Ele disse ainda que Israel "aproveita todas as chances que tem para ameaçar a segurança global e a paz".

Cobra retrofitado no Irã

O Conselho de Segurança da ONU já impôs três rodadas de sanções contra o Irã devido à recusa em suspender o enriquecimento de urânio, processo que serve tanto para gerar energia quanto para produzir uma bomba.Israel, que há muito tempo já assumiu ter um arsenal nuclear, jurou que impedirá que o Irã se transforme em uma potência nuclear.

O temor de um ataque israelense aumentou desde que a Força Aérea de Israel fez, em junho, um exercício que pode ter sido uma simulação de ataque contra o Irã. Teerã diz que pretende revidar caso seja atacado.


Teerã diz que Israel

"não está à altura de atacar" o Irã

Da EFE - Via G1

O porta-voz do Governo iraniano, Gholam-Hossein Elham, afirmou hoje que Israel "não está à altura" de lançar um ataque contra o Irã, informou a agência de notícias iraniana "Mehr".

"O regime sionista (israelense) não está à altura, nem tem a capacidade sequer para pensar em um ataque contra o Irã", disse o porta-voz em sua habitual entrevista coletiva semanal, realizada em Teerã.

Segundo ele, as reiteradas ameaças israelenses contra o Irã são apenas "um sinal da fraqueza e do caráter terrorista e bélico de Israel".

Por último, o responsável iraniano disse que o Governo de Teerã é um poderoso regime sustentado nas bases da justiça e da paz.

A Capacidade do Irã para resistir

a um ataque aéreo dos EUA ou de Israel

Os EUA parecem muito inclinados para realizar um ataque áereo às instalações nucleares do Irão… E se não o fizerem, Israel fá-lo-á… Mas será que a execução bem sucedida deste ataque é tão garantida como o ataque israelita ao reactor iraquiano de Osirak? As recentes notícias de detenções a “agentes” dos serviços de informações iranianos no Iraque… Os rumores sobre o fornecimento de armamento aos Insurrectos iraquianos, e até a recente multiplicação da perda de helicópteros americanos por mísseis supostamente fornecidos pelo Irão, para além da manutenção do programa nuclear deste país e dos rumores de que estaria em contactos com a Coreia do Norte para preparar uma detonação de uma bomba atómica reforçam a minha convicção de que um ataque americano às instalações nucleares iranianas e às bases aéreas e instalações de defesa aérea que as defendem está eminente…

Mas será o Irão um adversário tão indefeso como foi o Iraque de Saddam? Para procurar contribuir para oferecer uma resposta a esta questão eis uma lista da aviação de combate iraniana:

Shafaq: Caça totalmente desenvolvido no Irão, com capacidades furtivas e com versões de caça, caça-bombardeiro e treinamento. Em inventário (1)

F-14: Modernizados no Irão, os excelentes F-14 Tomcat comprados pelo Shah continuam operacionais, mas em número desconhecido e foram recentemente equipados com clones dos mísseis AIM54 e Phoenix. Segundo algumas fontes, o Irão seria actualmente capaz de duplicar 90% do aparelho, mas os motores ainda não seriam possíveis de fabricar no Irão. Em inventário (25)

Saeqeh: Construído no Irão, a partir da estrutura de caças F-5 americanos, o Saeqeh incluiria avionica iraniana e poderia lançar mísseis iranianos. O aparelho terá entrado em produção, mas ignora-se se algum já foi entregue a alguma unidade de primeira linha. Em inventário (?)


F-5 E/F Tiger II: Este caça de origem EUA, foi actualizado com tecnologia iraniana. Em inventário (60)

Azarakash: Em 1999, o Irão começou a fabricação local desta variante do F-5, mas em 2000 apenas quatro aparelhos tinham sido construídos. Os planos do Irão são de construri 10 aparelhos por ano, mas actualmente só 6 constam em inventário. Em inventário (6)


F-4D/E / RF-4E Phantom: Estes aparelhos adquiridos aos EUA continuam em uso e alguns foram modernizados recentemente. Em inventário (65)


MiG-29: Este caça russo é actualmente um dos melhores aparelhos de combate da Força Aérea Iraniana e um oponente capaz de vencer os F-16 e F-15 que constituem o grosso da USAF… Mas será que os pilotos iranianos têm o treino e o apoio de terra e o armamento equivalente? De qualquer modo, o Irão reforçou o seu inventário com MiG-29B que voaram do Iraque, na última guerra do Golfo e que segundo alguns teriam sido actualizados para o padrão M/SMT. Em inventário (25)

Sukhoi Su-24MK: Mais um caça-bombardeiro russo de grande qualidade, ainda que algo obsoleto, mas perfeitamente capaz de realizar missões no contexto militar do Médio Oriente, embora não seja já um adversário à altura dos melhores caças dos EUA e do RU… Concebido como um bombardeiro capaz de penetrar no espaço aéreo inimigo e destruir pontes, postos de comando, refinaruas, etc, o Su-24 não é muito manobrável, mas pode transportar até 8 toneladas de bombas e mísseis e era na época o equivalente ao F-111 americano que tanto sucesso teve nas operações americanas no Golfo de Sirte contra a Líbia. Em inventário (30)

Su-25K: Temível no seu papel de Ataque ao Solo, o Su-25 Frofoot é na sua classe um dos melhores aparelhos actualmente em serviço no mundo. Comparável ao famoso A-10 Thunderbolt americano, o Su-25 consegue transportar 4 toneladas de bombas e atacar os seus alvos com o canhão de 30 mm. (7)

MiG-23 Flogger: Este caça, cujo desempenho foi particularmente infeliz nos conflitos entre os EUA e a Líbia, e posteriormente, entre Israel e a Síria, mas sobretudo devido ao baixo treino dos pilotos (e motivação, no caso dos mercenários que a Líbia empregava…) e sobretudo devido à aviónica inferior e ao armamento de qualidade inferior ao norte-americano. Em inventário (15)

MiG-31: Existem vários relatos e avistamentos de interceptores MiG-31 no espaço aéreo iraniano, mas a República Islâmica nunca admitiu operar este excelente caça-bombadeiro russo. O aparelho é um dos aviões mais rápidos de sempre, com velocidades de cruzeiro de Mach 2,35 e máxima de 2,83. Em inventário (?)

Mirage F-1: Este excelente, mas algo obsoleto caça francês foi recebido do Iraque, atra´ves dos aparelhos que abandonaram este país e procuraram refúgio no Irão. Vendido para 11 países, e conhecendo uma fabricação total de mais de 700 unidades, este caça, o antecessor do Mirage2000 da Força Aérea Francesa é ainda hoje uma das melhores presenças do inventário da Força Aérea Iraniana. Em inventário (25)

Su-27: Embora existem desde há longo tempo rumores sobre a existência de aparelhos Su-27 no Irão, estes não parecem ter fundamento… Sabe-se que a Rússia tentou vender estes aparelhos ao Irão em finais da década de 90, mas as pressões americanas parecem ter conseguido bloquear esta venda. Apesar disso, certas fontes reflectem o uso deste aparelho (ver AQUI)… Em inventário (26?)


Chengdu F-7/J-7 Airguard: Uma variante chinesa medíocre (para os padrões actuais) do Mig-21 russo. Praticamente irrelevante no contexto do combate aéreo moderno. Em inventário (25)