Projetos conjuntos Brasil e Argentina

também na área de defesa

Por Ivan Plavetz - Tecnologia & Defesa

Marcando a recente visita ao Brasil da Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ocorrida entre os dias 6 e 9 de setembro, estão sendo firmados diversos acordos entre os dois países na área de defesa. Serão ao todo 16 setores de cooperação envolvendo as areas aeronáutica, naval e terrestre.

Segundo o Ministério da Defesa da Argentina, haverá cooperação entre os dois países na produção de motores diesel, motores navais e motores para mísseis não especificados. Fazem parte também dos acordos, a construção de dois navios polares para emprego Antártico, um navio de salvamento e um outro especializado em assistência contra catástrofes naturais.

Os dois navios polares serão destinados um para cada pais e os demais serão de uso compartilhado. Esta sendo negociada também a participação da indústria naval argentina na construção de 37 embarcações de patrulha para a Marinha do Brasil e mais 130 barcos destinados a apoiar a exploração de petróleo na costa marítima brasileira.

Na área terrestre, se acertou a certificação de qualidade do veiculo militar leve de emprego geral Gaucho e posterior fabricação seriada de até 1200 unidades a partir de 2009. Na área aeroespacial, esta se avaliando a possibilidade do lançamento de um projeto bi-nacional de um avião de treinamento militar básico e uma permuta envolvendo um Boeing 707 da Fuerza Aérea Argentina (foto) e exemplares do Mirage IIIEBR desativados pela FAB em 2005.