Fonte: Revista Asas
A Embraer assinou hoje um contrato para a modernização de 12 jatos da Marinha do Brasil – nove AF-1 (monoposto) e três AF-1A (biposto). A cerimônia ocorreu durante a sétima edição da Latin America Aero and Defence (LAAD), feira aeronáutica e de defesa que está sendo realizada de hoje a 17 de abril no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, e contou com a presença do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e do Diretor- residente da Embraer, Frederico Fleury Curado. O programa é o primeiro de grande porte entre a empresa e a Marinha e tem como objetivo a atualização tecnológica das 12 aeronaves.
“A Embraer se sente honrada com a confiança da Marinha do Brasil na realização desse importante contrato e a acolhe com entusiasmo no grupo de clientes de defesa, que reúne mais de 20 forças armadas ao redor do mundo”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Ao selecionar a Embraer, a Marinha contribui para o fortalecimento da capacidade tecnológica instalada no país voltada à revitalização e modernização de aeronaves militares.”
Os 12 aviões que serão modernizados são conhecidos mundialmente como A-4 Skyhawk. A modernização restabelecerá a plena capacidade operacional do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque da Marinha, em sua missão conjunta com os meios navais e aeronavais, nas ações de defesa do país. O programa compreende a recuperação dos aviões e de seus sistemas atuais, além de implementar novos aviônicos, radar, geração elétrica e sistema autônomo de geração de oxigênio.
Esse acordo demonstra o compromisso da Embraer em oferecer a seus clientes produtos modernos, com avançada tecnologia e serviços de qualidade. Recentemente, a Empresa tem trabalhado na modernização das aeronaves de combate F-5 e A-1 (AMX) da Força Aérea Brasileira (FAB). Com mais este programa, a Embraer, atuando em conjunto com a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira e o Ministério da Defesa, cumpre o papel de assegurar ganhos em capacitação tecnológica e geração de empregos de alta qualificação no Brasil.
Embraer assina acordo com FAB para cargueiro militar
Reuters/Brasil Online - O Globo - (Reportagem de Pedro Fonseca; Edição de Cesar Bianconi)
A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram nesta terça-feira contrato para que a fabricante de jatos desenvolva e produza a aeronave de transporte militar KC-390. O governo brasileiro ainda não formalizou uma encomenda do avião, mas a expectativa do governo e da empresa é que a FAB compre 22 unidades.
De acordo com o presidente da Embraer, Frederico Curado, o KC-390 vai exigir investimentos de 1,3 bilhão de dólares ao longo de sete anos, quando a linha de montagem e dois protótipos do modelo estarão concluídos. A empresa não informou a fonte dos recursos que serão aplicados no programa de desenvolvimento. A Embraer estima potencial de exportar 700 aeronaves KC-390 em 15 anos, por 18 bilhões de dólares.
Também nesta terça-feira, a Embraer assinou acordo de 140 milhões de dólares para modernizar 12 aviões da Marinha.
Aeronave KC 390, que deve ser negociada com a Força Aérea Brasileira
Embraer fecha contrato de US$ 1,4 bi com FAB e Marinha
Empresa vai desenvolver e fabricar dois protótipos do modelo KC-390.
Empresa vai desenvolver e fabricar dois protótipos do modelo KC-390.
Jacqueline Farid, da Agência Estado
A Embraer assinou nesta terça-feira, 14, contrato no valor de US$ 1,44 bilhão com a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha para o desenvolvimento e a fabricação de dois protótipos do modelo KC-390 e uma aeronave de transporte militar - que deve ser desenvolvida em sete anos. Os contratos foram assinados pelo presidente da fabricante de aviões, Frederico Curado.
O acordo com a FAB é no valor de US$ 1,3 bilhão. No caso da Marinha, o contrato de US$ 140 milhões prevê a modernização de 12 jatos dos modelos AF1 e AF1A em um prazo de cinco anos.
Curado admitiu que o projeto KC-390 poderá levar a Embraer à contratação de pessoal, mas não quis dar uma previsão de quando isso ocorrerá, destacando, porém, que não é uma perspectiva de curto prazo. Segundo ele, a prioridade da empresa para contratações será a readmissão de parte dos 4.200 funcionários demitidos no início deste ano.
Ainda sobre as demissões, Curado comentou a decisão tomada ontem, pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), acatando recurso da empresa que solicitava a suspensão do pagamento dos salários dos demitidos. "A decisão confirma a legalidade do que fizemos, a questão da legalidade é muito importante para nós", afirmou.
Entregas
O presidente da Embraer disse que a empresa mantém a previsão de entrega de 240 aeronaves em 2009, sendo 132 aeronaves de maior porte. Segundo ele, essas previsões de entrega dependem de que alguns clientes sejam financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como ocorrerá com a Azul Linhas Aéreas, segundo anunciou o banco de fomento na semana passada.
De acordo com Curado, a expectativa da empresa "é de que possamos voltar a crescer em dois anos". De acordo com ele, após a retomada do crescimento será possível a readmissão de alguns dos funcionários demitidos em fevereiro último. "Quem determina o nível de emprego é o mercado", disse Curado.
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