Irã inicia produção nacional em série de mísseis

Da EFE - Via G1

O Irã iniciou hoje a primeira cadeia nacional de produção em série de sistemas de mísseis supersônicos terra-ar, anunciou o ministro da Defesa iraniano, general-de-brigada Mustafa Mohamad Najjar.

A fábrica foi criada para desenvolver sistemas inteligentes para mísseis do tipo Shahin, capazes de alcançar alvos a mais de 40 quilômetros de distância, acrescentou.

"O projeto é totalmente nacional. Tanto a produção dos mísseis, quanto os interceptores, o hardware e o software foram criados porespecialistas iranianos", explicou Najjar, citado pela imprensa local.

O novo avanço militar iraniano é divulgado uma semana depois de o próprio Najjar ter anunciado que a Marinha de seu país tinha recebido novos canhões antiaéreos de 40 milímetros também de fabricação totalmente nacional.

Desde a década de 80, o Irã sofre um estrito embargo militar que, no entanto, não impediu o país de desenvolver uma importante indústria bélica nacional a partir de 1992.

No final de abril, o Governo iraniano disse ter testado com sucesso o lançamento de um míssil de longo alcance Sejjil III, mais potente e preciso, capaz de alcançar alvos a mais de dois mil quilômetros de distância.