com marcas da Força Aérea Sérvia (Ex-Iugoslávia).
Pelo menos 3 foram usados na Guerra Civil que dividiu a Iugoslávia.
By Vinna com informações do New York Times - Fotos do Forum Air Serbia - Forum Key Publishing
O Ministério da Defesa do Iraque revelou neste domingo localizou pelo menos 19 caças dos modelos MiG-21 e MiG-23 que se encontravam armazenados na Sérvia onde tinham sido enviados para revisão em 1989. Bem antes da invasão do Kuwait quando foi determinado o embargo econômico e de armas contra o país.
Assim uma delegação técnica do Iraque, liderada pelo chefe da força aérea, general Anwar Mohammed Amin, foi enviada a Sérvia para negociar o retorno ao país das aeronaves. O Governo Sérvio que este ano já exportou 100 milhões em armas ao Iraque e no ano passado pelo menos 235 milhões dólares, prometeu devolver imediatamente para uso pelo menos dois MiGs. Posteriormente as demais devem ser devolvidas ao ritmo a proporção que forem revisadas na base aérea de Rush.
MiG-23 Iraquiano (observar as marcas em árabe) sendo examinado pelos Sérvios abaixo a mesma aeronave com marcas da Força Aérea Sérvia (Ex-iugoslavia)
Atualmente a força Aérea do Iraque (que já foi uma das maiores do mundo com 750 aviões) conta com apenas 87 aeronaves, principalmente de transporte e aviões de reconhecimento e helicópteros, e somente uma aeronave de ataque ao solo. Não tem caças. Recentemente o país adquiriu um lote de aeronaves de treinamento T-6 Texan II. A Força Aérea do Iraque já anunciou a intenção de adquirir o F-16 mas até agora o Governo Americano não autorizou o fornecimento de caças de Alto desempenho.
A opção de re-incorporar aeronaves MiG que estavam na Sérvia deverá então restituir a capacidade da aviação de caça do Iraque bem antes deste do pais comprar uma aeronave americana. Há uma importância muito grande para o Iraque conseguir restituir a capacidade mesmo que limitada de sua aviação de caça, já que a saída dos contingentes americanos em 2010 deixará a cargo dos próprios Iraquianos a defesa do país, o que não ocorreria na questão da Força Aérea.
Mais Fotos de outro MiG-23 do Iraque enviado a sérvia em 1989 para revisão (observar camuflagem de deserto e marcas Iraquianas cobertas).
Vale salientar ainda que as autoridades iraquianas localizaram outros ativos do país estocados em países como Egito, Rússia, França e Itália. Foram descobertas duas embarcações patrulha pertencentes ao Iraque, no Egito e outras duas na Itália. Foram descobertos ainda outros materiais na França (Nota: há informações que alguns Mirage F-1 foram retidos na França e depois repassados a Espanha) e na Rússia, afirmou o Sr. Askari, porta-voz do Ministério da Defesa.
0 Comentários