T-6A Texan II para o Iraque
Encomenda pode inviabilizar venda de Super Tucanos da Embraer.

por Defesa Brasil

O Departamento de Estado Norte-Americano divulgou hoje que a Hawker Beechcraft Corp. assinou o contrato para fornecer sete aeronaves T-6 A Texan II ao Iraque. O valor do contrato é avaliado em US$170.430.952,00 e inclui treinamento, sobressalentes e dois anos de apoio logístico.

Esse contrato pode ter colocado um fim na possibilidade de venda de aeronaves Embraer A-29 Super Tucano ao Iraque, como se especulava. A Beechcraft desenvolveu uma versão de contra-insurgência do T-6 Texan II, concorrente do Super Tucano, o que, se não inviabiliza, ao menos diminui bastante as chances da aeronave brasileira equipar a Força Aérea local

Nota: Porque a Encomenda não inviabiliza a venda de Super Tucanos da Embraer ao Iraque? Porque no momento somente os países que participaram e deram apoio aos EUA na invasão do Iraque podem negociar acordos comerciais com aquele País. Assim, tão logo as tropas americanas deixem o País, a EMBRAER poderia mandar uma missão para negociar com o governo Iraquiano, ja que após a saída os Iraquianos poderão estar mais "livres" para negociar.